Notícias
INSA/MCTI divulga a doação de mudas de espécies da Caatinga
A doação de mudas da Caatinga desempenha um papel fundamental para o meio ambiente, através do reflorestamento, conscientização ambiental, e possibilitando a preservação desse ecossistema único e ameaçado. Atualmente, no viveiro de mudas do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), estão disponíveis para doação 35 espécies, majoritariamente nativas da Caatinga.
As doações são destinadas a prefeituras, escolas, ONGs, produtores rurais e comunidades locais, sendo uma oportunidade de diversificar suas atividades agrícolas e pecuárias, através da introdução de espécies nativas adaptadas às condições locais.
As mudas doadas pelo INSA/MCTI podem ser utilizadas na recuperação de áreas degradadas, recaatingamento, na implantação de sistemas agroflorestais, no fornecimento de alimento e forragem para o gado. Além disso, a utilização de espécies nativas contribui para a conservação dos recursos genéticos locais, garantindo a sustentabilidade das práticas agrícolas; bem como, ajuda a restaurar serviços ecossistêmicos essenciais, como a regulação do clima, a proteção do solo e a disponibilidade de recursos hídricos.
Para solicitar a doação das mudas, o requisitante deverá preencher o formulário disponível no site do INSA/MCTI, na aba Solicitação de mudas, detalhando seus dados pessoais ou da Instituição, bem como as espécies desejadas, seus quantitativos e finalidade de uso.
O pedido deve ser realizado com, no mínimo, 10 dias de antecedência. Após a análise, o INSA/MCTI entrará em contato através de e-mail ou whatsapp, para eventuais ajustes e agendar a retirada das mudas, na Estação Experimental da instituição.