Notícias
INSA/MCTI disponibiliza mapas do Semiárido com a mais recente delimitação da região
A atualização é fruto do trabalho da equipe de Geoprocessamento do INSA/MCTI, parte da iniciativa de Gestão da Informação e Popularização da Ciência do instituto - Foto: Olga Lopes
O Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI) anuncia que já estão disponíveis, no portal da instituição, as versões atualizadas dos mapas da região semiárida brasileira, acessíveis por meio do download dos arquivos em formato PDF e shapefile. A coleção reflete as mudanças nos municípios que compõem o território, conforme determinado pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em vigor desde janeiro de 2024.
Os novos recursos incluem mapas detalhados de todos os estados do Semiárido, assim como a caracterização vegetativa, hidrográfica, entre outros aspectos socioambientais das localidades. Com as alterações, 1.477 cidades compõem a atual delimitação, distribuídas entre 9 estados do Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe) e 2 do Sudeste (Minas Gerais e Espírito Santo).
Os mapas foram elaborados com base em dados geoespaciais recentes e revisados, buscando aprimorar a compreensão a respeito da região e facilitar o trabalho de pesquisadores acadêmicos, bem como subsidiar decisões políticas e iniciativas de gestão ambiental. A coleção será aprimorada de forma contínua, tão logo novas informações possam complementar os arquivos já disponíveis.
A atualização é fruto do trabalho da equipe de Geoprocessamento do INSA/MCTI, parte da iniciativa de Gestão da Informação e Popularização da Ciência do instituto, formada pelas bolsistas Welinagila Grangeiro, Maria Luíza Cavalcanti e Edivânia Marques. Welinagila enfatiza que "ampliar o acesso público a esses materiais é crucial para assegurar a disseminação de informações relevantes e precisas sobre o Semiárido".