Notícias
INSA/MCTI celebra Dia Nacional da Conservação do Solo com ação de educação ambiental
Pensando em contribuir para a conscientização sobre a importância de garantir ecossistemas mais saudáveis, indispensáveis para a o bem-estar humano, pesquisadores bolsistas da área de Solos e Mineralogia do Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI) organizaram na quinta-feira, dia 13 de Abril, a oficina “Recuperação de Solos Degradados”.
A atividade foi promovida em alusão ao Dia Nacional da Conservação do Solo, instituído em 1989 pela Lei 7.876, por iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A data comemorativa visa aprofundar os debates sobre a importância do solo e a necessidade de seu uso e manejo sustentáveis.
Participaram o professor Roseilton Fernandes (@roseiltonfs), do Departamento de Solos e Engenharia Rural da Universidade Federal da Paraíba (DSER/UFPB), acompanhado pelos alunos do curso de Agronomia do Campus II - Areia (CCA/UFPB). O objetivo da ação foi difundir o conhecimento sobre a conservação dos solos, relacionando aspectos teóricos e práticos.
O grupo foi recebido na Estação Experimental Professor Ignácio Salcedo pelas pesquisadoras bolsistas Érica Lambais, Kalline Carneiro e Letícia Moro. A programação da oficina foi dividida em três etapas no campo, em que foram abordadas causas e consequências da degradação, além de técnicas utilizadas para recuperação de solos degradados.
Dia Nacional da Conservação dos Solos
Celebrado anualmente no dia 15 de abril, o Dia Nacional da Conservação dos Solos homenageia o nascimento do americano Hugh Hammond Bennett (15/04/1881- 07/07/1960). Considerado o pai da conservação dos solos nos Estados Unidos da América, ele foi o primeiro responsável pelo Serviço de Conservação de Solos do país, órgão responsável por incentivar pesquisas sobre a utilização de técnicas de cultivo que protegem o solo e preservam sua fertilidade.
Pesquisador Responsável: Alexandre Bakker