Notícias
Gado Curraleiro Pé-duro é destaque na culinária brasileira
O Curraleiro Pé-Duro é considerado uma das primeiras raças bovinas nativas do Brasil, sendo criado principalmente na Caatinga e no Cerrado, o gado se destaca pela resistência, adaptação às condições regionais e sua rusticidade.
A novidade é que o Curraleiro tem sido peça destaque na mesa de alguns brasileiros. Chegando a ser comparada com o corte do bovino Wagyu, considerada a carne mais cara do mundo.
A comparação foi feita devido ao alto grau de marmoreio que ambos apresentam. Além disso, são considerados macios e saborosos. Isso se dá pelo fato de que o Curraleiro come menos ração, reduzindo o uso de insumos e medicamentos e fazendo diferença no sabor.
A espécie já correu risco de extinção, porém a partir dos anos 80 foram realizadas ações de resgate, que levaram ao reconhecimento no ano de 2012 como raça local brasileira pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), sendo considerado patrimônio histórico e cultural piauiense desde 2009.
No Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI), a área de Produção Animal, sob responsabilidade do tecnologista Geovergue Medeiros, mantém o Núcleo de Conservação da Raça Curraleiro Pé-Duro, com intuito de desenvolver pesquisas que auxiliem na preservação da espécie.
(Texto baseado em matéria da editora do canal de lifestyle Nossa UOL, Juliana Simon)