Notícias
Ecofisiologia de sementes para o Semiárido
- Foto: Thiago Ferreira
A ecofisiologia é um segmento de estudo que visualiza o comportamento de uma genética em meio a um determinado ambiente. Em termos da região do semiárido brasileiro, a perspectiva de demandas de ações de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias são escassas, levando em consideração que termos ecológicos, sociais e econômicos podem promover a inovação e sustentabilidade deste processo.
Trabalhar a perspectiva de sementes, com ações contextualizadas em virtude da morfologia, bioquímica, produção e/ou sanidade é um desafio em virtude da área do Semiárido que por si só é inovadora. Para tal premissa, a ótica da Agroecologia tem sido discutida no âmbito do grupo de Agroecologia e Desertificação do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), como sendo um facilitador de meios e informações para a referida pesquisa.
Para o pesquisador bolsista/PCI Dr. Thiago Ferreira “a produção em áreas semiáridas pelo mundo vem modernizando a produção de sementes em termos sustentáveis e o Semiárido brasileiro ainda necessita de tecnologias adaptadas às condições ecofisiológicas locais, principalmente carecendo de princípios de inovação, sustentabilidade e responsabilidade com as populações que vivem nesta região”. O pesquisador referido integra o grupo de Agroecologia e Desertificação, supervisionado pelo Dr. Aldrin Perez.
Pesquisador Responsável: Aldrin Perez