Notícias
Dia de Campo celebra Dia Mundial da Água
O evento contou com a participação de agricultores, pecuaristas, alunos e professores do município - Foto: Elder Lira
Nos dias 22 e 23 de março foram realizadas ações educativas e visitas técnicas no município pernambucano de Parnamirim como parte do evento “Cuide do seu Ambiente cuidando da Água”, fruto da parceria entre o Instituto Nacional do Semiárido (INSA), Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA), através do projeto “Reúso de águas residuárias no setor agrícola do Semiárido brasileiro”.
As atividades aconteceram na Estação irrigada da UFRPE de Parnamirim e em campo com visitas técnicas na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e na Unidade de Reúso (RU) do referido projeto. O evento foi realizado pelo INSA, UFRPE e COMPESA e teve o apoio da Prefeitura Municipal de Parnamirim e da TPF Engenharia. Participaram os pesquisadores das áreas de Recursos Hídricos e Produção Vegetal do INSA/MCTI, representados pela pesquisadora Jucilene Araújo e os pesquisadores bolsistas Rodrigo Barbosa, Elder Lira e Thyago Aires.
A ocasião marcou as celebrações do Dia Mundial da Água e contou com a participação de agricultores e pecuaristas da região, além de alunos e professores do município. Na ocasião, foram realizadas palestras, distribuição de materiais didáticos e discussões temáticas sobre a utilização de águas residuárias, provenientes das estações de tratamento de esgoto (ETE), na agricultura familiar e no cultivo de variedades adaptadas para alimentação animal, como a Palma Forrageira.
A programação de ações como o Dia de Campo tem o objetivo de difundir informações sobre tecnologias como o sistema SARA - Saneamento Ambiental e Reúso de Águas, além de proporcionar o intercâmbio de experiências entre pesquisadores, instituições de ensino e os produtores agrícolas da região.
ENTENDA O PROJETO
O projeto “Reúso de águas residuárias no setor agrícola do Semiárido Brasileiro”, que busca fomentar a implantação de unidades de reúso, visando a produção agrícola nas condições do Semiárido brasileiro, compõe o Termo de Execução Descentralizada (TED), assinado entre o INSA/MCTI e o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Além da unidade em Parnamirim (PE), o projeto conta com outras 2 unidades de reúso operando em Sergipe e na Bahia.
Pesquisadora responsável: Jucilene Araújo