Notícias
Artigo analisa como mudanças climáticas afetam a Caatinga
No artigo “Cenários de mudanças climáticas influenciando a germinação e vigor de sementes de Mimosa tenuiflora e Cenostigma pyramidalis”, publicado no periódico Principia, em março de 2021, por pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), são retratados os efeitos das mudanças climáticas na germinação de espécies de plantas da Caatinga.
Publicado em
13/05/2021 09h15
Atualizado em
31/10/2022 16h13
Colaboradores: Aline Almeida
No artigo “Cenários de mudanças climáticas influenciando a germinação e vigor de sementes de Mimosa tenuiflora e Cenostigma pyramidalis”, publicado no periódico Principia, em março de 2021, por pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), são retratados os efeitos das mudanças climáticas na germinação de espécies de plantas da Caatinga. As espécies estudadas foram Jurema Preta (Mimosa tenuiflora) e Catingueira (Cenostigma pyramidalis), que são espécies pioneiras e resistem a ambientes extremos do bioma Caatinga.
O pesquisador Dr. Thiago Ferreira, um dos autores do artigo ligado ao Núcleo de Agroecologia e Desertificação do INSA, explica que na pesquisa foram estudados como diferentes estresses físicos (combinações de temperaturas,umidades relativas, intensidades luminosas e estresses hídricos) podem afetar a germinação das referidas espécies. Os principais resultados mostram que a germinação de M. tenuiflora é afetada em temperaturas acima de 30°C e as Sementes de C. pyramidalis germinaram apenas sob condições de temperatura alternada, ausência de estresse hídrico e não toleram temperaturas acima de 30°C. Diante do crescente aquecimento global, o pesquisador aponta que as mudanças climáticas podem afetar a germinação e o vigor das espécies estudadas e sugere que pesquisas com tal temática devem ser realizadas a fim de se melhorar o manejo dessas espécies em relação aos efeitos das mudanças climáticas.
O artigo completo está disponível no link: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/3772