Notícias
Carta pública de agradecimento
Neste momento em que encerro minha gestão na diretoria do Instituto Nacional do Semiárido, gostaria de expressar sincera gratidão pelo período em que tive o privilégio de desempenhar um dos papéis mais marcantes em minha vida. Estar à frente da diretoria do INSA foi uma experiência rica, disruptiva e transformadora.
O apoio e a confiança depositada em mim foram fundamentais para o desenvolvimento e a implementação de projetos que buscam expandir o conhecimento científico e contribuir para o desenvolvimento integral e sustentável do Semiárido Brasileiro. Nestes 4 anos, conseguimos alcançar resultados expressivos e estabelecer novas bases para o futuro do INSA.
Atualmente, nosso instituto conta com mais de 260 projetos em execução pelos 10 estados que compõem o Semiárido. Além disso, temos 16 Protocolos de Intenção nacionais, 06 Protocolos de Intenção internacionais, 09 Acordos de Parceria e 13 Acordos de Cooperação Técnica. A cada novo desafio, aumentamos a credibilidade do INSA e ampliamos a valorização da ciência, da inovação e da cooperação, reforçando o compromisso com o progresso e o impacto positivo na sociedade.
Agradeço profundamente aos servidores, pesquisadores, bolsistas, terceirizados, cada um e cada uma que vem contribuindo para o fortalecimento deste instituto tão importante para o país. De maneira muito especial, agradeço à Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, que sempre me acolheu e apoiou em todas as proposituras que levamos ao MCTI. Sua sensibilidade e disponibilidade para gerir a CT&I no Brasil é uma inspiração e comprova empiricamente a força e a competência feminina em cargos de liderança e também na ciência. Assim como agradeço à minha estimada equipe de coordenadores, com quem partilhei as responsabilidades assumidas durante esta gestão.
Minha gratidão também se estende aos demais parceiros e apoiadores, que sempre acreditaram no nosso potencial e investiram nos nossos programas e projetos. Agradeço pela abertura ao diálogo e pelo respaldo constante, sem os quais seria impossível atingir nossos objetivos.
Por fim, desejo que o INSA continue a trilhar um caminho de êxito, fortalecendo ainda mais sua visão de futuro, que é ser reconhecido até 2030 como Instituto de excelência em Ciência, Tecnologia e Inovação por meio de ações de articulação com o ecossistema para a construção de um Semiárido sustentável. O caminho está pavimentado, agora é só seguir.
Estarei sempre à disposição para colaborar no que for possível e espero acompanhar com entusiasmo os próximos passos dessa história incrível e que ainda tem muito a oferecer ao Brasil, aos brasileiros e aos povos do Semiárido espalhados no mundo todo.
Com respeito e gratidão,
Mônica Tejo Cavalcanti