Notícias
Aproveitamento da água de chuva: Uma fonte alternativa de abastecimento
Layout do sistema de abastecimento complementar baseado no aproveitamento da água de chuva em operação na sede do INSA/MCTI
Você conhece ou já ouviu falar sobre o aproveitamento da água de chuva? Pois é, o Instituto Nacional do Semiárido, Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), vem desenvolvendo este projeto desde o ano de 2014, e instalou o sistema na sua sede e estação experimental, que fica localizado no município de Campina Grande (PB). O objetivo é realizar estudos que buscam a viabilização da tecnologia do aproveitamento da água de chuva para o uso no setor urbano do semiárido brasileiro.
O QUE É O SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA
O sistema de aproveitamento de água de chuva consiste em um conjunto de elementos, de tecnologia relativamente simples e econômica, que objetiva captar e armazenar a água de chuva para uso futuro.
NO CASO DO INSA
No Instituto Nacional do Semiárido – INSA/MCTI (sede administrativa e estação experimental) funcionam unidades de abastecimento complementar de água baseadas no aproveitamento das águas pluviais. Para tal atividade, as áreas cobertas (telhados) dos prédios foram adaptadas para receber calhas para coleta das águas e tubulações verticais e horizontais para direcionamento das águas aos reservatórios de armazenamento.
O sistema de aproveitamento de água de chuva localizado na sede administrativa do INSA/MCTI possui uma área de captação de 5.268 m², com uma unidade de armazenamento de 680.000 litros; já o da Estação Experimental possui uma área de captação de 2.960 m², com um aporte total de armazenamento de 840.000 litros.
BENEFÍCIOS DO APROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA
- Trata-se de uma fonte alternativa à água potável;
- Conservação dos recursos hídricos disponíveis;
- Redução do risco de enchentes e erosões em áreas urbanas;
- Redução do escoamento superficial;
- Instalação de baixa complexidade;
- Água captada com baixa concentração de poluentes;
- Redução dos custos associados às tarifas de água.
QUEM PODE ADOTAR O SISTEMA?
No setor urbano, o sistema de aproveitamento de água de chuva é indicado para instalação em escolas, indústrias, casas comerciais, residências e condomínios. Já na zona rural, o sistema encontra-se já bastante difundido - por ocasião de ações do Programa um Milhão de Cisternas (P1MC) e do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) - com custos de implantação bem menores, devido a estrutura simplificada.
COMO CONTRATAR O SERVIÇO DE IMPLANTAÇÃO DA TECNOLOGIA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS?
O ideal é procurar uma assessoria técnica especializada, de alguma empresa ou órgão público que trabalhe com a tecnologia, para que os profissionais possam realizar toda a análise técnica e operacional de implantação da tecnologia.
Pesquisador responsável: Aldrin Perez