Notícias
24 de junho - Dia Mundial do Leite
Em virtude da capacidade de adaptação à seca, a pecuária representa uma das atividades mais importantes do agronegócio no Semiárido brasileiro e constitui um dos principais fatores para a garantia da segurança alimentar das famílias rurais e geração de emprego e renda. Dentro desse contexto, o leite é um fator chave para a segurança alimentar e nutricional.
Para tanto se faz necessário constantes melhorias na pecuária e na tecnologia de laticínios por oferecer promessa significativa na redução da pobreza e desnutrição, justamente por ser um setor fortemente influenciado pelos fenômenos climáticos, além da instabilidade pluviométrica, que é um entrave à capacidade produtiva, sobretudo dos municípios da região.
Existem mais de 6 bilhões de consumidores de leite e produtos lácteos no mundo. Mais de 750 milhões de pessoas vivem dentro de famílias de agricultores leiteiros. Em muitas culturas, os seres humanos consomem leite além da infância, especialmente de gado, de cabras e de ovelhas como um produto alimentar. Inclusive, transformado em produtos lácteos, como creme, manteiga, iogurte, sorvete e, notadamente, o produto mais durável e facilmente transportável, que é o queijo.
Assim, em razão de sua importância, mas também dos desafios no Semiárido, é preciso a produção sustentável com técnicas adaptadas, visando a renda, a capacitação e a melhor utilização dos recursos naturais.
Os projetos do INSA/MCTI apresentam a visão de sustentabilidade do sistema de criação, como a Nutrição da Palma Forrageira no Semiárido do Brasil - TED com a SUDENE, que é alternativa para o forrageamento dos animais durante a estiagem. Ademais, há projeto para o Diagnóstico produtivo, análises zootécnicas, aspectos gerenciais e propostas de soluções para a bovinocultura de leite da bacia hidrográfica do Rio Piranhas-Açu, Brasil. De igual importância, o Projeto ConectAGRO - Implantação e Estruturação do Laboratório referência em Leite e Derivados do Semiárido; e a Pesquisa e Desenvolvimento para Produção do Fermento Terroir do Semiárido Brasileiro para Aplicação em Produtos Lácteos.