Perguntas Frequentes
O que é o INSA?
O Instituto Nacional do Semiárido (INSA) é uma Unidade de Pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), cuja sede se localiza no município de Campina Grande (PB) e foi criado com a finalidade de atender às demandas em Ciência, Tecnologia e Inovação na região do Semiárido brasileiro.
Por que foi criado um Instituto de Pesquisa?
O INSA foi criado em 2004 e regulamentado em 2006 pelo Governo Federal como um dos resultados da necessidade estratégica de expandir e consolidar o atual modelo de desenvolvimento nacional com inclusão efetiva das regiões do País. Ao criar o Instituto, o Governo Federal visava concentrar ações exclusivamente na região do Semiárido brasileiro em termos de políticas em Ciência, Tecnologia e Inovação.
Qual a missão do INSA?
A missão do INSA consiste em articular e partilhar a informação e o conhecimento dos diversos atores que convivem no Semiárido brasileiro, considerando a necessidade de propor políticas públicas para a construção de uma região econômica e ambientalmente sustentável, que valorizem suas potencialidades e diversidade.
Quais são as funções do INSA?
Dentre as funções do INSA foram definidas: promover, executar e divulgar estudos, pesquisas científicas e de desenvolvimento tecnológico; formar e proporcionar a fixação de capacidades humanas para o Semiárido brasileiro; realizar, propor e fomentar projetos e programas de pesquisa científica, estabelecendo os intercâmbios necessários com instituições regionais, nacionais e internacionais; e subsidiar a formulação de políticas públicas visando ao desenvolvimento econômico-social e difundir o conhecimento relativo ao Semiárido brasileiro.
Quais são as áreas de atuação do INSA?
As principais áreas temáticas de atuação do INSA são: 1º Ciência e Tecnologia de Alimentos 2º Biodiversidade 3º Desertificação 4º Energia 5º Gestão da Informação e Popularização da Ciência 6º Recursos Hídricos 7º Sistemas de Produção Animal e Vegetal 8º Solos e Mineralogia 9º Inovação