Notícias
SEMINÁRIO TCHECO-BRASILEIRO
Primeiro evento técnico-científico internacional do INPP
Banner do Seminário Tcheco-Brasileiro.
O Seminário Tcheco-Brasileiro, promovido pelo Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal (INPP), no dia 20 de setembro de 2023, foi o primeiro evento técnico-científico internacional do Instituto e contou com a participação de cerca de 100 pessoas, entre público presencial e on-line.
Realizado em parceria com a Embaixada da República Tcheca no Brasil e a Universidade Tcheca de Ciências da Vida de Praga (Czech University of Life Sciences Prague - CZU), o evento tratou sobre “Otimização da Gestão da Água no Pantanal e a Potencial Cooperação Bilateral entre Brasil e República Tcheca", a partir de três palestras com diferentes abordagens.
A primeira apresentação, intitulada “Legado do Professor Vlastibor Bluma para a pesquisa do Pantanal de Mato Grosso”, foi ministrada pelo Cônsul Honorário da República Tcheca em Mato Grosso do Sul, Prof. Dr. Evandro Trachta, que discorreu sobre as contribuições de Vlastibor Bluma, Geólogo, Geógrafo e Naturalista da República Tcheca, para o Pantanal de Mato Grosso entre as décadas de 1960 e 1980.
Em seguida, Michal Kuraz, professor doutor associado da Faculdade de Ciências Ambientais da Universidade de Ciências da Vida de Praga, palestrou acerca de modelos hidrológicos preditivos, utilizados para análises do balanço hídrico em solos e bacias hidrográficas, considerando previsões meteorológicas e cenários de mudanças climáticas, sob o título “Modelos Hidrológicos de Pequena e Grande Escala - uma ferramenta para gestão de recursos hídricos e produção agrícola”.
Por fim, “Instrumentos para potencial colaboração bilateral com os diversos stakeholders brasileiros - casos de sucesso da América Latina” foi o tema da última palestra, ministrada pela também professora doutora associada da Faculdade de Ciências Ambientais da CZU, Zuzana Boukalova, que apresentou instrumentos da Faculdade para construção de propostas colaborativas de troca de conhecimento e implementação de novas tecnologias no Brasil, com base no sucesso das parcerias com Argentina e Colômbia.
Em conjunto com a Embaixadora da República Tcheca no Brasil, Pavla Havrlíková, a Diretora Substituta do INPP, Profa. Dra. Marinêz Isaac Marques, fez a abertura e o encerramento do Seminário e afirma que, sobretudo por se dar ainda no ano inaugural do Instituto, este primeiro evento obteve saldo extremamente positivo, especialmente ao se vislumbrar os resultados futuros.
“O INPP começa muito bem no seu primeiro ano. Tem apenas 9 meses de idade e seu primeiro evento já terá inúmeros e bons desdobramentos, porque a partir das palestras houve um grande interesse de pesquisadores da UFMT e da UNEMAT, em especial, para o estabelecimento de parcerias”, afirma Marinêz.
A cerimônia de encerramento contou também com a participação do Reitor da Universidade Federal de Mato Grosso, Prof. Dr. Evandro Soares da Silva, que falou sobre a importância das parcerias científicas internacionais estabelecidas através do seminário para a UFMT e para o Estado de Mato Grosso.
“Essa interação entre o INPP, UFMT, UNEMAT e outras instituições públicas com a Universidade Tcheca de Ciências da Vida de Praga será fundamental para que possamos trocar, além de questões culturais e sociais, tecnologias para o uso da água, pensando principalmente na agricultura e na expansão econômica do estado de forma sustentável”, declarou o Reitor.
Quanto à UFMT, ressaltam-se ainda as presenças dos representantes acadêmicos mais relacionados à pesquisa e à cooperação internacional, como o Pró-Reitor de Pesquisa Dr. Leandro Dênis Battirola, o Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação Dr. Jackson Antônio Resende e o Secretário de Relações Internacionais Dr. Lucas Oliveira de Sousa.
Marinêz Isaac Marques reforça o desejo de continuidade, por parte do Instituto, em estabelecer novas parcerias para trocar conhecimentos, agregar informações e metodologias inovadoras que contribuam para a otimização dos estudos sobre o Pantanal e a compreensão cada vez mais aprofundada acerca do bioma.
“O objetivo é que o INPP seja um dos responsáveis pela otimização do conhecimento e das tecnologias em torno do Pantanal e é para isso que o Instituto inicia seu trabalho se mostrando à disposição para parcerias e cooperações, sejam nacionais ou internacionais, servindo como meio entre pesquisadores,instituições e órgãos”, explica a Diretora Substituta.
O Seminário Tcheco-Brasileiro ocorreu presencialmente no auditório do Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal, em Cuiabá, e contou com transmissão ao vivo pelo YouTube. A gravação continua disponível no canal do INPP (acesse aqui).