Notícias
V CONBRAU
Plano Científico do INPP será realinhado no V Congresso Brasileiro de Áreas Úmidas
Divulgação / CO.BRA
A Função Sociopolítica das Instituições de Pesquisa nas Áreas Úmidas em Tempo de Crise Climática, é um dos temas a ser abordado pelo Prof. Dr. Paulo Teixeira de Sousa Jr., Diretor do Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal (INPP), durante o V Congresso Brasileiro de Áreas Úmidas (V CONBRAU), que será realizado no período de 16 a 18 de outubro, no auditório do INPP, no Câmpus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Em sua palestra, o professor mostrará como, no atual contexto de alterações do clima, as instituições de pesquisa voltadas para Áreas Úmidas (AUs) podem contribuir para melhorias nas condições socioeconômicas e de saúde das populações que vivem nessas áreas. “O INPP é um exemplo disso, podemos trabalhar com tecnologias sociais para mitigar os impactos, e também explorar a questão dos incêndios e da distribuição da água nessas áreas”, disse.
O Diretor destacou também que apresentará formalmente o INPP, que iniciou as suas atividades há pouco tempo, aos participantes do Congresso. Ele detalhará como surgiu o Instituto, informando ainda que “será um momento especial de apresentação e também de debates ".
Outro ponto essencial será o realinhamento do Plano Científico do INPP, que foi criado em 2008 e necessita de atualizações e alterações. Durante o V CONBRAU, serão distribuídos questionários com o objetivo de ouvir os participantes sobre temas que julgam relevantes para integrarem o Plano Científico da Instituição. “Vamos receber sugestões e todas as ideias serão bem vindas”, garantiu o professor Paulo Teixeira.
A partir do realinhamento do Plano Científico, a meta será expandir as parcerias para a elaboração de projetos colaborativos. “Pretendemos buscar os recursos junto aos governos federal, estadual, municipal e também na iniciativa privada” , informou o Diretor.
O V Congresso Brasileiro de Áreas Úmidas será promovido em Cuiabá pelo Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal (INPP), em parceria com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas (INCT-INAU) e o Centro de Pesquisa Pantanal (CPP). O evento contará com a presença da comunidade científica, tomadores de decisão, estudantes, profissionais do meio ambiente, representantes comunitários e governamentais.