Notícias
OPORTUNIDADES
Bolsas de pesquisa e desenvolvimento tecnológico com a Noruega
Divulgação / Finep
O governo da Noruega, por meio da agência de fomento à inovação Innovation Norway, no Brasil, informa sobre chamadas abertas para financiamento de projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico entre empresas e instituições de ensino superior brasileiras e norueguesas:
- 4ª Chamada Pública Conjunta entre Finep e RCN
O Conselho de Pesquisa da Noruega (RCN) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Brasil, alinhados com o acordo BN21 (Brasil-Noruega Século XXI), lançam a 4ª Chamada Pública Conjunta com vistas a aumentar a colaboração entre os países para o desenvolvimento tecnológico e de serviços.
Nesta chamada serão apoiados projetos desenvolvidos em cooperação entre empresas brasileiras e norueguesas, por meio de seus respectivos instrumentos de financiamento, com propostas relevantes para as seguintes Linhas Temáticas: indústrias de petróleo (offshore e upstream) e de energias sustentáveis.
Dentro deste escopo, são apresentadas cerca de 8 subdivisões temáticas, detalhadas nas normativas do edital, encontradas no site da Finep. Considerando os recursos disponíveis, o objetivo para os dois países é financiar entre 6 e 8 projetos, um portfólio que cubra o maior número possível de temas.
Os interessados devem encaminhar propostas até dia 24 de abril de 2024, contemplando ao menos uma empresa brasileira e uma norueguesa em cada projeto, visando promover a cooperação para investigar e desenvolver tecnologias ou serviços nas áreas de energia ecologicamente correta e atividades petrolíferas.
Acesse documentos, prazos e mais informações no site do Finep e do RNC.
- Programa UTFORSK 2024
A Direção Norueguesa de Ensino Superior e Competências anuncia chamada do Programa de Financiamento UTFORSK para parcerias educacionais entre instituições de ensino superior da Noruega e mais 8 países: Brasil, Canadá, China, Índia, Japão, África do Sul, Coreia do Sul e Estados Unidos da América (EUA).
Para se candidatar ao financiamento, é necessário que instituições norueguesas de ensino superior ou com programas de ensino superior credenciadas estabeleçam parceria principal com ao menos uma instituição de ensino superior credenciada em um dos países contemplados. Outras parcerias dos projetos podem incluir empresas públicas ou privadas, instituições de pesquisa, organizações não governamentais (ONG), entre outras instituições dos demais países.
Esta chamada financiará projetos que visem: Parcerias institucionais para a educação entre a Noruega e os países parceiros prioritários; Mobilidade estudantil sustentada entre a Noruega e os países parceiros; Maior integração entre o ensino superior, a pesquisa e a vida profissional no âmbito das parcerias institucionais; Ambiente de aprendizagem internacional aprimorado para estudantes por meio de iniciativas colaborativas com parceiros do projeto.
Parte dos recursos do programa será destinado a projetos considerados claramente enquadrados nas linhas temáticas "Oceanos e zonas costeiras" e "Clima, ambiente e energia", conforme especificado no edital completo e em documentos disponibilizados no site.
As candidaturas podem ser submetidas até o dia 15 de abril de 2024, através do portal Espresso.