Dia do Pantanal e a importância da Ciência para preservação do bioma
A maior planície alagável do mundo e o grande objeto de estudo do Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal (INPP) é celebrado neste 12 de novembro.
Ressaltando importantes características da diversidade pantaneira, o Diretor do Instituto, Paulo Teixeira de Sousa Júnior, reforça que, além de homenagear o bioma, o Dia do Pantanal também destaca a necessidade de se pautar a conservação da sua biodiversidade.
Nesse sentido, enfatiza-se o relevante papel do INPP, através das pesquisas desenvolvidas pelos bolsistas do Programa de Capacitação Institucional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Perpassando diferentes categorias de fauna e flora, os pesquisadores obtêm informações que contribuem para compreensão e preservação do Pantanal.
Além disso, o Diretor salienta as problemáticas em torno da falta ou inadequação de legislações ambientais específicas entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul acerca do bioma. Nesse cenário, a produção de conhecimento científico também se evidencia como ferramenta para colaborar com decisões do poder público e guiar práticas eficazes de proteção.
Neste Dia do Pantanal, o INPP renova seu compromisso com a manutenção da área úmida, por meio dos esforços científicos para entendimento de suas dinâmicas e conservação de suas riquezas.