Design nas ações voltadas à origem
Design nas ações voltadas à origem: muito mais que transportar
21 de setembro de 2023
Nesse 2° encontro seguimos no trajeto discutindo como o design pode ser usado como ferramenta estratégica na estruturação, organização, divulgação e comercialização de produtos caracterizados e diferenciados por sua origem geográfica.
O professor Gaetano Sabatini abriu o encontro apresentando interessantes aspectos da imigração italiana no Brasil, como os motivos para esse movimento ter acontecido no séc. XIX, como a cozinha italiana é uma identidade atualmente partilhada, abordando o “Italian sounding: uma prática comercial que consiste em dar um nome italiano, o que parece italiano, a uma produção estrangeira” e trouxe ainda o exemplo de uma marca famosa na mesa dos brasileiros cuja origem remonta ao empreendorismo de uma família italiana migrante.
A professora Raquel Gomes Noronha seguiu no percurso demonstrando três projetos onde o design baseou-se em conhecimentos autóctones, atento inclusive as possíveis transformações de resíduos. Abordou também como a produção de colorantes feitos com a matéria prima encontrada na comunidade poderia ser aliada da sustentabilidade ao reduzir os custos com a compra de produtos vindos de outras regiões. Novos pigmentos naturais foram desenvolvidos capazes de modificar o olhar sobre os recursos disponíveis na localidade.
Em seguida a professora Carla da Costa Dias abordou a geografia do fazer apresentando o caso da Indicação Geográfica Goiabeiras[PB1] , região que produz as famosas panelas de barro, que guardam relação direta com a culinária capixaba. A autenticidade reforçada pelo registro oficial, publicamente reconheceu a tradição, não permitindo que a origem seja mais questionada.
Como último momento dessa parada, o professor Clorisval Gomes Pereira Junior contou sobre o Projeto de extensão universitária desenvolvido pela Escola de Belas Artes da UFRJ, o Sistema Inova UFRJ e Parque Tecnológico UFRJ, o INPI, a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e o Japanese Patent Office (JPO/WIPO). Voltado para desenvolver soluções de design para produtos de 5 Indicações Geográficas Brasileiras: Divina Pastora, SE , Matas de Minas, Maués, AM, para guaraná, Mara Rosa, AM para cúrcuma e Venda Nova do Imigrante, ES para o socol. O “design thinking”, mentalidade e abordagem para inovação e solução de problemas ancorada no design centrado no ser humano para a resolução criativa de problemas que combina o que é desejável com o que é tecnologicamente e economicamente viável foi o tema do projeto.
Programa
Horário | Palestrante | Palestra | Instituição |
9h | Patrícia Maria da Silva Barbosa (abertura) | INPI Brasil | |
9h10 | Patrícia Pereira Peralta (moderadora) | INPI Brasil | |
9h20 | Gaetano Sabatini | Imigração italiana no Brasil: Identidade e património agroalimentar da terra de origem | Istituto di Storia dell’Europa Mediterranea ISEM – CNR |
9h50 | Raquel Gomes Noronha |
Design com/da a terra: perspectivas contemporâneas. | Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
10h20 | Carla Costa Dias | O território do fazer: A tradição das panelas de barro de Goiabeiras/ ES | Escola de Belas Artes (UFRJ) |
10h50 | Clorisval Gomes Pereira Junior | "Inovação por meio do Design: uma experiência de parceria da universidade com o setor produtivo" | Comunicação Visual - Design na UFRJ |
11h20 | Perguntas | ||
11h50 | Encerramento |