A encruzilhada das indicações geográficas - dia 23/02, das 9h30 às 11h
Na próxima sexta-feira, estaremos mais uma vez reunidos para o próximo encontro que marca o ponto final da série Labirintos da Origem! Dessa vez a parada será em inglês, com sotaque brasileiro e italiano, exemplo claro de como os caminhos se cruzam e geram novas possibilidades.
Não perca! Vamos terminar juntos essa viagem! Teremos certificados de participação emitidos pela Academia do INPI.
A origem dos produtos à luz das Indicações Geográficas e a Propriedade Intelectual
O Programa PI nas Escolas convida a todos a conhecerem a série de webinars Labirintos da Origem - Fluxos Brasil-Itália.
A primeira parada ocorreu no dia 14 de junho de 2023 e a 2ª em 21/09/2023. Todos estão disponíveis no canal do INPI no YouTube. Assista agora!
Em 25/01 iniciamos a 2ª fase dos Labirintos com uma paradinha para um café, a bebida mais consumida no planeta (depois da água).
Abolição da escravatura e a imigração italiana, particularmente na região do Vale do Paraíba Fluminense foram um dos assuntos abordados, além do tão conhecido expresso italiano e suas raízes. Em breve, estará disponível no canal do You Tube do ISEM - Istituto di Storia dell’Europa Mediterran
Quer ser informado dos próximos webinars? Faça seu cadastro aqui.
A série de webinars Labirintos da origem: Fluxos Brasil Itália faz parte do Estágio de pós-doutoramento de Patrícia Maria da Silva Barbosa na Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Inovação na Academia do INPI.
Esta ação está diretamente alinhada com o Plano estratégico do INPI 2023-2026 itens 2 e 3:
Item 2 - Promover a cultura e o uso estratégico da propriedade industrial para a competividade, a inovação e o desenvolvimento do Brasil, Tópico Programa PI nas Escolas, e
Item 3 - Consolidar a inserção do Brasil como protagonista no sistema internacional de propriedade industrial, Tópico Internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Inovação – PPGPI.
Considerando a parceria com as instituições italianas Istituto di Storia dell’Europa Mediterranea e La Quadreria/ Palazzo Rossi Poggi Marsili ASP Città di Bologna a série de webinars também está alinhada com a Internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Inovação:
Objetivo Estratégico 1: Transformar a Academia do INPI em referência internacional em ensino, pesquisa e extensão em Propriedade Intelectual;
Objetivo Estratégico 4: Ampliar a mobilidade internacional e a atração de alunos, docentes e pesquisadores estrangeiros.
Em nível macro é possível identificar ainda que esta ação também se encontra alinhado com a Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual (ENPI) a ser praticada durante o período de 2021 a 2030:
Eixo estratégico 1: Propriedade Intelectual para a competitividade e o desenvolvimento
Subitem 1: Estimular o uso da informação de PI como ferramenta estratégica para nortear pesquisas, desenvolvimentos, inovações, negócios e geração de ativos de PI.
Contextualização
A humanidade, ao longo de sua história, sempre identificou produtos com o nome do local onde eram produzidos. No entanto, as migrações humanas influenciam na transferência de locais de origem de produtos através do compartilhamento e de adaptações de saberes. Tais adaptações, podem inclusive gerar novos produtos, e não apenas compartilhar as origens, como também suplantá-las. Discutir as possibilidades de tal trajeto sinuoso é um intrigante labirinto que pode ser guiado pelo olhar de diferentes direitos da propriedade intelectual. Afinal, para que os alimentos se movimentem para longe dos seus locais de origem natural é preciso desenvolver tecnologias e saberes que permitam que as rotas sejam cada vez maiores e mais diversas. E também muitos serviços precisam ser criados ao longo dessas rotas.
Os caminhos percorridos entre Brasil e Itália será o labirinto explorado nessa série de webinars devido à importante interação histórica que existe entre esses países.O Brasil, segundo a embaixada italiana no Brasil, abriga uma das maiores comunidades italianas do mundo, isso porque dos cerca de seis milhões e meio de cidadãos residentes no exterior, mais de setecentos mil residem no Brasil (cerca de 11% do total). Mas esse número alto ainda é pouco se comparado com os números de brasileiros descendentes que alcança os 31 milhões. São brasileiros decorrentes da grande onda de imigração acontecida entre 1870 e 1960. Sendo os alimentos deslocados através das imigrações, será que por acaso ao ler essas últimas palavras você pensou em algo que consome normalmente e está de alguma forma ligada a origem italiana? No fluxo inverso, atualmente existem menos de 50 mil brasileiros vivendo na Itália. Mas considerando que as trocas entre os países remontam há séculos, quais serão as influências brasileiras que poderemos descobrir na Itália?
Objetivos e Itinerários:
O objetivo dessa série de webinars é apresentar e discutir as condições que influenciam estimulando ou, ainda, enfraquecendo a alteração da associação de produtos de sua origem natural. Ou seja, de onde tal produto foi realmente oriundo para uma nova origem posterior, sendo essa nova origem reconhecida e por vezes tão aceita pela sociedade atual que a origem natural pode ser, inclusive, desassociada.
A trajetória dessa navegação será dividida em 6 portos ao longo de 12 meses.
Cada parada evidenciará um aspecto específico sobre fatos relacionados aos possíveis deslocamentos da origem geográfica de produtos alimentícios sempre tendo como guia os diferentes direitos da propriedade intelectual.
E as jornadas de produtos entre Brasil e Itália serão o enfoque dessa série.