Resultados Esperados dos Projetos de Pesquisa
Os resultados esperados devem indicar de forma objetiva quais serão os produtos, impactos e benefícios práticos gerados pela pesquisa para o INPI. Esse requisito busca garantir que o projeto produza entregas concretas e aplicáveis, com impacto direto na formulação de políticas públicas, na eficiência institucional ou na melhoria de serviços.
Os resultados esperados devem contemplar:
a) a produção de conhecimento estruturado, que possa ser utilizado para embasar decisões estratégicas do INPI;
b) o desenvolvimento de soluções inovadoras, metodologias, ferramentas ou sistemas que possam ser implementados na prática; e
c) a geração de insumos técnicos, como relatórios, modelos, indicadores ou recomendações aplicáveis ao aprimoramento da gestão pública no contexto da propriedade intelectual.
Desse modo, o proponente do projeto de pesquisa deve:
a) listar os produtos finais esperados, como modelos, relatórios, metodologias, softwares ou recomendações institucionais;
b) explicar os impactos concretos da pesquisa, destacando como os resultados serão aplicados na prática pelo INPI; e
c) definir métricas ou indicadores de sucesso, sempre que possível, para demonstrar como será medido o impacto do projeto.
Exemplo:
"Os principais resultados esperados deste projeto incluem: (i) um modelo estatístico para projeção de demanda de pedidos de propriedade industrial, baseado na correlação com variáveis econômicas relevantes; (ii) um relatório técnico detalhado contendo recomendações para aprimoramento das estratégias de planejamento do INPI; (iii) a capacitação da equipe da Assessoria de Assuntos Econômicos para aplicação e manutenção do modelo preditivo; e (iv) a disseminação dos achados da pesquisa por meio de eventos técnicos e publicações acadêmicas. Esses resultados contribuirão para a modernização do INPI e para a formulação de políticas baseadas em evidências, alinhadas às diretrizes do PDPI."