Emissão de Diploma
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Assim que realizar a defesa de Mestrado ou Doutorado, o aluno deverá cumprir algumas etapas para poder receber seu diploma.
1. Depósito da dissertação ou tese na Biblioteca do INPI
O aluno deverá entregar, na Biblioteca Economista Claudio Treiguer, duas cópias da dissertação ou tese, encadernada no formato exigido pelo INPI e o envio por e-mail, de uma versão em .pdf do trabalho e uma versão .doc do resumo e das palavras-chave (em português e em inglês – Abstract e keywords).
O envio deve ser feito para posgraduacao@inpi.gov.br e para biblioteca@inpi.gov.br .
A cópia física da dissertação ou tese deverá estar em sua forma definitiva, incluindo as correções sugeridas pela banca e contendo a folha de aprovação original assinada por todos os membros da banca. Lembre-se que a versão depositada é a versão final de seu trabalho, que será lida e citada por outros estudiosos. Portanto, recomenda-se o maior zelo possível com a correção técnica, gramatical do trabalho. Após a entrega da dissertação ou tese, ela se torna parte integrante do acervo da Biblioteca, não podendo mais ser retirada pelo aluno para modificações.
Ao entregar o exemplar na Biblioteca, o aluno receberá um comprovante de depósito do trabalho final, documento exigido para a expedição do diploma.
O prazo para a entrega do trabalho final é de 30 (trinta) dias a contar data da defesa, acrescidos de mais 60 (sessenta) dias se houver necessidade de modificações sugeridas pela banca examinadora. Dissertações ou teses aprovadas com mérito, distinção ou louvor têm sempre prazo de 30 dias.
2. Negativas de débito com o Sistema de Bibliotecas do INPI
O aluno deverá, ainda, solicitar, no balcão de empréstimos da Biblioteca Claudio Treiguer, comprovante de que não tem em seu poder obras ainda não devolvidas nem multas em débito.
3. Pedido de expedição de diploma
É importante observar que o simples depósito do trabalho final na Biblioteca não garante a expedição do diploma. Para que isso ocorra, o aluno deverá solicitar essa expedição encaminhando alguns documentos à Serviço Acadêmico (SERAC) do PPGPI.
A documentação a ser entregue deve conter os seguintes ítens:
- Formulário de solicitação de documentos devidamente preenchido e assinado;
- Comprovante de Depósito do trabalho na Biblioteca;
- Comprovante de Negativa de Débito com a Biblioteca do instituto;
- Cópia em .pdf do trabalho final, enviada para o e-mail posgraduacao@inpi.gov.br e biblioteca@inpi.gov.br ;
- Documentação pessoal (RG (exceto carteira de motorista), certidão de nascimento/casamento/certidão de divórcio) atualizada;
- Termo de Autorização de Publicação (baixar aqui em .doc) preenchido;
- Cópia do diploma (frente e verso) de graduação (para os mestrandos e doutorandos) e do diploma de Mestrado (para os doutorandos), em caso de entrega de certificados de conclusão na ocasião da matrícula.
4. Emissão do Diploma
Após a entrega da documentação, o processo de expedição do diploma será protocolado no Serviço Acadêmico, que dará início aos trâmites necessários para sua expedição e registro.
O aluno será avisado quando o diploma estiver disponível para a retirada.
5. Retirada do Diploma
Para retirar o diploma, o aluno deve comparecer pessoalmente à Secretaria do PPGD ou nomear procurador para a retirada. Não há necessidade de autenticar a procuração.