Cursos de Pós-Graduação
O Programa de Pós Graduação em Propriedade Intelectual - PPGPI iniciou suas atividades em agosto de 2006, com o curso de Mestrado, tendo sido reconhecido pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) de acordo com o disposto na Portaria Nº 368-DOU 20/4/07-Parecer CES/CNE 01/2007, de 19/04/07.
O curso de Doutorado Acadêmico iniciou em Setembro de 2013, reconhecido inicialmente através Portaria nº 187 de 06/03/2015. DOU de 09/03/15 – Parecer CES/CNE 250/2014, de 05/11/14. Pertence a área de avaliação MULTIDISCPLINAR e sua Área Básica é ENGENHARIA/TECNOLOGIA/GESTÃO. Possuindo inicialmente 3 linhas de pesquisa, passou por reformulações e credenciamento de novos docentes e atualmente conta com 4 linhas de pesquisa. Foi o primeiro Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual do Brasil e primeiro a ter um curso de Doutorado Profissional no país.
Em 2018, o programa passou a contar com dois cursos de cunho profissional - Mestrado e Doutorado em Propriedade Intelectual e Inovação e 4 linhas de pesquisa organizadas em área de concentração única denominada “Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento”.
QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DO PROGRAMA?
O PPGPI objetiva atuar na formação de profissionais que compreendam, analisem e discutam as diversas implicações do sistema de propriedade intelectual, suas relações com o processo de inovação e as repercussões para o desenvolvimento econômico, tecnológico e social, levando em consideração os aspectos institucionais, políticos, sociais, econômicos, jurídicos e técnicos que compõem este universo temático.
Para cumprir este objetivo, várias ações foram estabelecidas dentre as quais podemos destacar:
- Produção de conhecimento, utilizando as mais diferentes formas de produção intelectual, como artigos, livros, material didático, relatórios técnicos conclusivos, cursos de extensão presenciais e por EaD, entre outras;
- Interações e convênios com instituições nacionais e internacionais, buscando desenvolver pesquisas e formar doutores para atuarem nos mais diferentes segmentos, buscando atender os três principais grupos de atores responsáveis pelo processo de inovação: governo, ICT e empresas;
- Desenvolver ações de disseminação e capacitação em propriedade intelectual (PI), para diferentes públicos e níveis de conhecimento, promovendo cursos à distância, presenciais, eventos locais e nacionais, buscando sempre ampliar a cultura da PI;
- Auxiliar o próprio INPI no avanço do sistema de PI e aprimoramento de seus procedimentos, consequentemente, manter todos os docentes e discentes atualizados sobre o sistema de PI, promovendo aos mesmos o contato direto com o mercado de trabalho.