Se você possui um processo de registro de marca, concessão de patentes ou averbação de contratos de propriedade industrial em andamento no INPI, temos uma boa notícia.
Para facilitar e agilizar os exames, nossa equipe entrará em contato com você ou seu representante legal em casos específicos. É o projeto-piloto "Contato Direto com o Usuário".
Veja como esse contato funciona
Muitas vezes, uma dúvida pode ser resolvida numa conversa breve e direta.
Se o seu processo estiver nessa situação, um profissional do INPI irá procurar você por um dos meios de contato cadastrados no momento do pedido.
Nosso objetivo é resolver pendências do processo de maneira mais rápida.
Com isso, você poderá desfrutar dos benefícios da sua marca, da sua patente ou de seu contrato averbado mais cedo.
Aceitar o contato do INPI será opcional, sem nenhuma cobrança de pagamento. Se preferir não responder ao contato, o seu processo seguirá o fluxo e os prazos normais previstos em lei.
Quais serviços estão cobertos
Patentes: Cumprimento de 5ª Exigência Formal e Busca e Opinião Preliminar sobre Patenteabilidade;
Marcas: Exame de Caducidade de Registro e Exame de Certificação de Pedido Internacional (Protocolo de Madri); e
Contratos: Averbação de Contratos de Licença de Uso de Marcas.
O que fazer agora?
Você deve acompanhar o seu processo normalmente pela Revista da Propriedade Industrial (RPI) e ficar atento a todos os despachos relacionados ao seu pedido. Afinal, o Diálogo Direto com o Usuário se aplica a algumas situações específicas.
Se nossa equipe identificar alguma dessas situações, entraremos em contato com você.
No caso de contato por e-mail, o endereço sempre terminará em @inpi.gov.br.
Atenção a golpes!
O INPI nunca envia cobranças a seus usuários. O único meio de pagamento de serviços é por emissão de Guia de Recolhimento da União (GRU) no próprio portal do INPI.
Confira o alerta sobre fraudes.
Dúvidas?
Se ainda está com dúvidas, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da Plataforma Integrada de Atendimento.