Apropriação de Tecnologia e Transferência de Tecnologia no Setor de Mineração Brasileiro
Sobre o Estudo
O trabalho identifica os meios pelos quais as empresas de mineração e fornecedores de equipamentos, tecnologia e serviços de mineração (METS) lidam com a apropriação de inovação e a transferência de tecnologia no Brasil, ao enfocar a dinâmica competitiva, desafios estratégicos, necessidades tecnológicas e arranjos institucionais de promoção da inovação.
Com base nos pedidos de patentes de empresas residentes e não residentes foram identificados as áreas tecnológicas mais importantes relacionadas à mineração, assim como os principais atores envolvidos neste ambiente. Esta avaliação cobriu o período de 2000 a 2015.
A análise da transferência de tecnologia envolvendo empresas, universidades e outros atores da indústria de mineração utilizou contratos de importação de tecnologia como base, e evidenciou o papel desempenhado por fornecedores de equipamentos, tecnologia e serviços de mineração estrangeiros.
O trabalho é complementado com um estudo de caso da Vale S.A., maior empresa de mineração do Brasil, enfatizando as estratégias da Vale para mitigar desafios externos e atender necessidades tecnológicas por meio da inovação.