Segurança da Informação
Para conferir maior transparência em relação à gestão do Portal do INPI, a Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação (CGTI) informa aos usuários as medidas que estão sendo adotadas visando à segurança da informação e à manutenção dos ativos de TI do Instituto. Confira.
1 - Browser compatível com padrão HTML5
O INPI recomenda aos usuários dos seus sistemas que utilizem browsers compatíveis com o padrão HTML5. Os sistemas disponibilizados pelo INPI seguem a regra da última versão do eMAG que recomenda a utilização de HTML5, entre outros padrões para o desenvolvimento de páginas Web.
Acesse aqui as recomendações do eMAG3.1.
2 - Autoridade certificadora do INPI
O INPI comunica que os usuários não devem se preocupar caso apareça a mensagem "ESTA CONEXÃO NÃO É CONFIÁVEL" ou “ SUA CONEXÃO NÃO É PARTICULAR” ao entrarem nas páginas do portal do Instituto. Basta efetuar a instalação da certificadora ICP-Brasil, conforme cartilha abaixo.
3 - Arquivos no formato TXT passarão para XML
Os arquivos que acompanham a Revista de Propriedade Industrial (RPI) nas seções de Contratos de Tecnologia, de Desenhos Industriais, de Patentes e de Programas de Computador serão modificados do formato TXT para o formato XML.
4 - Robôs de busca têm bloqueio dinâmico
O INPI informa que, após análise da equipe de Tecnologia da Informação, serão bloqueados os usuários automatizados (robôs) que realizam mais de 120 consultas por minuto no sistema BuscaWeb.
A medida foi tomada para mitigar as ocorrências de indisponibilidade dos sistemas, já que essa quantidade excessiva de acessos aos sistemas por robôs é uma das causas da questão.
O Instituto ressalta que tal bloqueio não afeta os usuários em geral, nem tampouco o uso dos sistemas de peticionamento e a geração de Guias de Recolhimento da União (GRU).