Processos
Processos
da Ouvidoria
Os serviços públicos de atendimento são processos normatizados que realizam a entrega de um produto ou benefício a um usuário, diretamente ou por meio de intermediários, a partir de uma ou mais interações entre poder público e usuários.
Para a efetiva prestação dos serviços de atendimento, em sentido amplo, a Ouvidoria do INPI adota a gestão por processos que informam a trilha a ser seguida para a entrega de resultados de qualidade, constantemente aprimorados.
Apresentamos os processos sob a responsabilidade da Ouvidoria, alinhados ao Macroprocesso de Apoio à Governança, tendo por objetivos promover a participação do usuário na gestão do INPI; garantir a defesa dos direitos do usuário; ampliar e aperfeiçoar os espaços de relacionamento entre os usuários e o Instituto; e aprimorar os serviços prestados pela autarquia e zelar pela eficácia dos canais de atendimento, conforme procedimentos instituídos pela Portaria OUVID/PR nº 1, de 28 de setembro de 2021.
Garantia da Participação e do Controle Social
O Processo #01 da Ouvidoria tem por objetivo promover a governança participativa por mecanismos de acesso dos usuários à gestão do INPI.
Sustentação da Transparência Pública
O Processo #02 da Ouvidoria tem por objetivo desenvolver a cultura de transparência institucional e primar pela prestação de contas das atividades desenvolvidas pelo INPI.
Supervisão Técnica dos Canais de Atendimento
O Processo #03 da Ouvidoria tem por objetivo orientar os gestores e os Agentes Institucionais de Relacionamento do INPI a respeito dos valores e anseios sociais vigentes, além de garantir a eficácia dos canais de atendimento do INPI.
Suporte à Integridade Pública
O Processo #04 da Ouvidoria tem por objetivo garantir a conformidade institucional no tocante à interação público-privada ou à responsabilização dos agentes públicos pelos atos praticados no âmbito institucional, promovendo meios de mitigação de riscos ao relacionamento ou à transparência.
Suporte à Governança de Serviços
O Processo #05 da Ouvidoria tem por objetivo aprimorar os serviços prestados pelo INPI e atuar em articulação com as unidades institucionais no desenvolvimento de soluções integradas, tempestivas e inovadoras para otimizar resultados e entregas do Instituto.
As ações conduzidas pela Ouvidoria do INPI na realização dos objetivos dos processos de garantia da participação e do controle social, gestão da transparência pública, supervisão técnica dos canais de atendimento, suporte à integridade pública e suporte à governança de serviços, além da própria gestão administrativa da Ouvidoria, encontra-se organizadas na tabela de atividades abaixo, que dá suporte à Instrução Normativa OUVID/PR nº 1, de 14 de maio de 2021, que regulamenta a execução, no âmbito da Ouvidoria, do Programa de Gestão e Desempenho instituído pela Portaria INPI/PR nº 15, de 26 de janeiro de 2021.
Processo | Descrição da Atividade | Produto Esperado | Ganho de Produtividade | Parâmetro de Complexidade | Faixa de Complexidade |
Gestão Administrativa da Ouvidoria | Contratação de Meta, Registro de Entrega e Avaliação de Desempenho de Servidor | Meta contratada, entrega registrada e desempenho de servidor avaliado | 30% | ALTA | B |
Gestão Administrativa da Ouvidoria | Registro de Frequência de Servidor da Ouvidoria | Frequência de servidor da Ouvidoria registrada | 30% | BAIXA | D |
Gestão Administrativa da Ouvidoria | Acompanhamento e Orientação das Atividades da Equipe da Ouvidoria | Atividades da equipe da Ouvidoria sob orientação e acompanhamento | 30% | MÉDIA | C |
Gestão Administrativa da Ouvidoria | Coordenação de Reunião de Gestão da Equipe da Ouvidoria | Reunião de gestão da equipe da Ouvidoria realizada com êxito | 30% | ALTA | B |
Gestão Administrativa da Ouvidoria | Participação de Reunião de Gestão da Equipe da Ouvidoria | Reunião de gestão da equipe da Ouvidoria com nível otimizado de participação | 30% | BAIXA | D |
Gestão Administrativa da Ouvidoria | Participação de Reunião de Feedback da Equipe da Ouvidoria | Reunião de feedback da equipe da Ouvidoria com nível otimizado de participação | 30% | BAIXA | D |
Gestão Administrativa da Ouvidoria | Elaboração do Relatório da Etapa de Ambientação do Programa de Gestão da Ouvidoria | Relatório da etapa de ambientação do Programa de Gestão da Ouvidoria elaborado | 30% | MUITO ALTA | A |
Gestão Administrativa da Ouvidoria | Elaboração do Relatório Trimestral do Programa de Gestão da Ouvidoria | Relatório trimestral do Programa de Gestão da Ouvidoria elaborado | 30% | MUITO ALTA | A |
Gestão Administrativa da Ouvidoria | Registro do Controle Individual de Atividades e de Produtividade | Controle individual de atividades e de produtividade registrado | 30% | BAIXA | D |
Gestão Administrativa da Ouvidoria | Validação do Controle Individual de Atividades e de Produtividade | Controle individual de atividades e de produtividade validado | 30% | MÉDIA | C |
Gestão Administrativa da Ouvidoria | Elaboração e Publicação do Plano de Ação da Ouvidoria | Plano de Ação da Ouvidoria elaborado e publicado | 30% | MUITO ALTA | A |
Gestão Administrativa da Ouvidoria | Acompanhamento e Execução do Plano de Ação da Ouvidoria | Plano de Ação da Ouvidoria sob acompanhamento | 30% | ALTA | B |
Gestão Administrativa da Ouvidoria | Elaboração e Atualização do Plano de Gestão de Riscos da Ouvidoria | Plano de Gestão de Riscos da Ouvidoria elaborado e atualizado | 30% | MUITO ALTA | A |
Gestão Administrativa da Ouvidoria | Acompanhamento e Execução do Plano de Gestão de Riscos da Ouvidoria | Plano de Gestão de Riscos da Ouvidoria em execução e sob acompanhamento | 30% | ALTA | B |
Gestão Administrativa da Ouvidoria | Abertura de Processo no Sistema Eletrônico de Informações | Processo aberto no Sistema Eletrônico de Informações | 30% | BAIXA | D |
Gestão Administrativa da Ouvidoria | Elaboração de Despacho no Sistema Eletrônico de Informações | Expedição de despacho pelo Sistema Eletrônico de Informações | 30% | MÉDIA | C |
Gestão Administrativa da Ouvidoria | Elaboração de Ofício no Sistema Eletrônico de Informações | Expedição de ofício pelo Sistema Eletrônico de Informações | 30% | ALTA | B |
Gestão Administrativa da Ouvidoria | Elaboração de Nota Técnica no Sistema Eletrônico de Informações | Expedição de nota técnica pelo Sistema Eletrônico de Informações | 30% | MUITO ALTA | A |
30% | ALTA | B | |||
Gestão Administrativa da Ouvidoria | Elaboração de Expediente Diverso no Sistema Eletrônico de Informações | Tramitação de expediente diverso pelo Sistema Eletrônico de Informações | 30% | MÉDIA | C |
Gestão Administrativa da Ouvidoria | Encerramento de Processo no Sistema Eletrônico de Informações | Processo encerrado no Sistema Eletrônico de Informações | 30% | BAIXA | D |
Gestão Administrativa da Ouvidoria | Gerenciamento de E-mail Institucional | E-mails institucionais sob gerenciamento | 30% | ALTA | B |
30% | MÉDIA | C | |||
30% | BAIXA | D | |||
Gestão Administrativa da Ouvidoria | Monitoramento dos Níveis de Acesso a Sistemas, Pastas e Arquivos da Ouvidoria | Níveis de acesso a sistemas, pastas e arquivos da Ouvidoria sob monitoramento | 30% | MÉDIA | C |
Gestão Administrativa da Ouvidoria | Organização e Monitoramento do Acervo Arquivístico da Ouvidoria | Acervo arquivístico da Ouvidoria organizado e sob monitoramento | 30% | MÉDIA | C |
Gestão Administrativa da Ouvidoria | Organização e Monitoramento do Acervo Patrimonial da Ouvidoria | Acervo patrimonial da Ouvidoria organizado e sob monitoramento | 30% | MÉDIA | C |
Gestão Administrativa da Ouvidoria | Participação de Ação do Planejamento Estratégico e do Plano de Ação do INPI | Ação do Planejamento Estratégico e do Plano de Ação do INPI relatada e com nível otimizado de participação | 30% | ALTA | B |
Gestão Administrativa da Ouvidoria | Participação de Ação do Relatório de Gestão do INPI | Ação do Relatório de Gestão do INPI relatada e com nível otimizado de participação | 30% | ALTA | B |
Gestão Administrativa da Ouvidoria | Participação de Ação do Plano Anual de Capacitação do INPI | Ação do Plano Anual de Capacitação do INPI relatada e com nível otimizado de participação | 30% | MÉDIA | C |
Gestão Administrativa da Ouvidoria | Participação de Ação do Plano Anual de Contratações do INPI | Ação do Plano Anual de Contratações do INPI relatada e com nível otimizado de participação | 30% | MÉDIA | C |
Gestão Administrativa da Ouvidoria | Participação de Ação do Plano Anual de Orçamentário do INPI | Ação do Plano Anual de Orçamentário do INPI relatada e com nível otimizado de participação | 30% | MÉDIA | C |
Gestão Administrativa da Ouvidoria | Participação de Ação do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicações do INPI | Ação do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicações do INPI relatada e com nível otimizado de participação | 30% | MÉDIA | C |
Gestão Administrativa da Ouvidoria | Publicação e Atualização da Agenda de Compromissos da Ouvidoria do INPI | Agenda de compromissos da Ouvidoria do INPI publicada e atualizada | 30% | MÉDIA | C |
Garantia da Participação e do Controle Social | Inclusão de Manifestação no Sistema Ouvidoria | Manifestação incluída no Sistema Ouvidoria | 30% | MÉDIA | C |
Garantia da Participação e do Controle Social | Validação de Manifestação no Sistema Ouvidoria | Manifestação validada no Sistema Ouvidoria | 30% | MÉDIA | C |
Garantia da Participação e do Controle Social | Monitoramento do Tratamento de Manifestações no Sistema Ouvidoria | Tratamento de Manifestações no Sistema Ouvidoria sob monitoramento | 30% | BAIXA | D |
Garantia da Participação e do Controle Social | Tratamento de Elogio | Elogio tratado | 30% | MÉDIA | C |
Garantia da Participação e do Controle Social | Publicação de Elogios no Boletim de Pessoal do INPI | Elogios publicados no Boletim de Pessoal do INPI | 30% | MÉDIA | C |
Garantia da Participação e do Controle Social | Tratamento de Reclamação | Reclamação tratada | 30% | MUITO ALTA | A |
Garantia da Participação e do Controle Social | 30% | ALTA | B | ||
Garantia da Participação e do Controle Social | 30% | MÉDIA | C | ||
Garantia da Participação e do Controle Social | Tratamento de Solicitação de Providências | Solicitação de providências tratada | 30% | MUITO ALTA | A |
Garantia da Participação e do Controle Social | 30% | ALTA | B | ||
Garantia da Participação e do Controle Social | 30% | MÉDIA | C | ||
Garantia da Participação e do Controle Social | Tratamento de Sugestão | Sugestão tratada | 30% | MUITO ALTA | A |
Garantia da Participação e do Controle Social | 30% | ALTA | B | ||
Garantia da Participação e do Controle Social | 30% | MÉDIA | C | ||
Garantia da Participação e do Controle Social | Tratamento de Solicitação de Simplificação | Solicitação de simplificação tratada | 30% | MUITO ALTA | A |
Garantia da Participação e do Controle Social | 30% | ALTA | B | ||
Garantia da Participação e do Controle Social | 30% | MÉDIA | C | ||
Garantia da Participação e do Controle Social | Notificação de Sugestão ou Solicitação de Simplificação Avaliada como Procedente | Sugestão ou solicitação de simplificação notificada | 30% | MÉDIA | C |
Garantia da Participação e do Controle Social | Publicação e Atualização do Banco de Sugestões e de Solicitações de Simplificação | Banco de sugestões e de solicitações de simplificação publicado e atualizado | 30% | MUITO ALTA | A |
Garantia da Participação e do Controle Social | Atendimento (Tele)Presencial | Atendimento (tele)presencial realizado | 30% | MUITO ALTA | A |
Garantia da Participação e do Controle Social | Registro de Orientações (Observações Internas) no Tratamento de Manifestação no Sistema Ouvidoria | Orientações registradas em auxílio ao tratamento de manifestação no Sistema Ouvidoria | 30% | MUITO ALTA | A |
Garantia da Participação e do Controle Social | 30% | ALTA | B | ||
Garantia da Participação e do Controle Social | 30% | MÉDIA | C | ||
Garantia da Participação e do Controle Social | Notificação de Manifestação Crítica | Manifestação crítica notificada | 30% | MÉDIA | C |
Garantia da Participação e do Controle Social | Elaboração de Relatório de Manifestações Críticas | Relatório de Manifestações Críticas elaborado | 30% | MUITO ALTA | A |
Garantia da Participação e do Controle Social | Notificação de Manifestação Frequente | Manifestação frequente notificada | 30% | MÉDIA | C |
Garantia da Participação e do Controle Social | Elaboração de Relatório de Manifestações Frequentes | Relatório de Manifestações Frequentes elaborado | 30% | MUITO ALTA | A |
Garantia da Participação e do Controle Social | Expedição de Recomendação de Ouvidoria (ReOuv) | Recomendação de Ouvidoria (ReOuv) expedida | 30% | MUITO ALTA | A |
Garantia da Participação e do Controle Social | Elaboração, Publicação e Atualização do Guia de Atendimento do INPI | Guia de Atendimento do INPI elaborado, publicado e atualizado | 30% | MUITO ALTA | A |
Garantia da Participação e do Controle Social | Participação de Ação da Rede Nacional de Ouvidorias | Ação da Rede Nacional de Ouvidorias relatada e com nível otimizado de participação | 30% | MÉDIA | C |
Garantia da Participação e do Controle Social | Representação do INPI na Rede de Pontos Focais do Ombudsman de Investimentos Diretos | INPI representado na Rede de Pontos Focais do Ombudsman de Investimentos Diretos | 30% | ALTA | B |
Gestão da Transparência Pública | Tratamento de Pedido de Acesso à Informação | Pedido de acesso à informação tratado | 30% | MUITO ALTA | A |
30% | ALTA | B | |||
30% | MÉDIA | C | |||
Gestão da Transparência Pública | Orientação da Transparência Institucional | Transparência institucional sob orientação | 30% | ALTA | B |
Monitoramento da Transparência Institucional (Trilhas de Transparência) | Transparência institucional sob monitoramento | 30% | ALTA | B | |
Elaboração, Publicação e Atualização do Plano de Dados Abertos do INPI | Plano de Dados Abertos do INPI elaborado, publicado e atualizado | 30% | MUITO ALTA | A | |
Monitoramento da Transparência Pública | Acompanhamento e Execução do Plano de Dados Abertos do INPI | Plano de Dados Abertos do INPI em execução e sob acompanhamento | 30% | ALTA | B |
Monitoramento da Transparência Pública | Coordenação da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos Sigilosos e Gestão de Dados Abertos | Comissão Permanente de Avaliação de Documentos Sigilosos e Gestão de Dados Abertos sob coordenação | 30% | ALTA | B |
Monitoramento da Transparência Pública | Catalogação de Conjunto de Dados Corporativos em Formato Aberto | Conjunto de dados corporativos catalogado em formato aberto | 30% | ALTA | B |
Monitoramento da Transparência Pública | Elaboração, Publicação e Atualização do Guia de Transparência e Dados Abertos do INPI | Guia de Transparência e Dados Abertos do INPI elaborado, publicado e atualizado | 30% | MUITO ALTA | A |
Monitoramento da Transparência Pública | Atualização do Conteúdo Eletrônico de Relacionamento e Transparência do INPI | Conteúdo eletrônico de relacionamento e transparência do INPI atualizado | 30% | ALTA | B |
Supervisão Técnica dos Canais de Atendimento | Monitoramento e Atualização do Chatbot do INPI | Chatbot do INPI atualizado e sob monitoramento | 30% | MUITO ALTA | A |
Supervisão Técnica dos Canais de Atendimento | Acolhimento de Usuário para Orientação e Direcionamento Assertivo | Usuário acolhido, orientado e direcionado com assertividade | 30% | MÉDIA | C |
Supervisão Técnica dos Canais de Atendimento | Gerenciamento da Comunidade Agir INPI e do Conselho de Usuários de Serviços Públicos | Comunidade Agir INPI e Conselho de Usuários de Serviços Públicos sob gerenciamento | 30% | MUITO ALTA | A |
Supervisão Técnica dos Canais de Atendimento | Monitoramento do Registro de Manifestações na Plataforma Fala.Br | Registro de manifestações na Plataforma Fala.Br sob monitoramento | 30% | BAIXA | D |
Supervisão Técnica dos Canais de Atendimento | Monitoramento do Prazo de Manifestações na Plataforma Fala.Br | Prazo de manifestações na Plataforma Fala.Br sob monitoramento | 30% | BAIXA | D |
Supervisão Técnica dos Canais de Atendimento | Encerramento de Manifestações na Plataforma Fala.Br | Manifestações encerradas na Plataforma Fala.Br | 30% | BAIXA | D |
Supervisão Técnica dos Canais de Atendimento | Monitoramento da Integração dos Sistemas de Tratamento de Manifestações | Integração dos sistemas de tratamento de manifestações sob monitoramento | 30% | ALTA | B |
Supervisão Técnica dos Canais de Atendimento | Transferência de Manifestação para o Fale Conosco | Manifestação transferida para o Fale Conosco | 30% | BAIXA | D |
Supervisão Técnica dos Canais de Atendimento | Tratamento de Manifestação Recepcionada pela Plataforma Comex Responde | Manifestação recepcionada pela Plataforma Comex Responde tratada | 30% | MÉDIA | C |
Supervisão Técnica dos Canais de Atendimento | Tratamento de Manifestação Recepcionada pela Plataforma Reclame Aqui | Manifestação recepcionada pela Plataforma Reclame Aqui tratada | 30% | MÉDIA | C |
Supervisão Técnica dos Canais de Atendimento | Coleta dos Dados de Tratamento de Manifestações para Atualização do Painel Ouvidata | Dados de tratamento de manifestações coletados | 30% | MÉDIA | C |
Supervisão Técnica dos Canais de Atendimento | Revisão dos Dados de Tratamento de Manifestações para Atualização do Painel Ouvidata | Dados de tratamento de manifestações revisados | 30% | MÉDIA | C |
Supervisão Técnica dos Canais de Atendimento | Publicação e Atualização do Relatório de Relacionamento e Transparência do INPI (Painel Ouvidata) | Relatório de Relacionamento e Transparência do INPI (Painel Ouvidata) publicado e atualizado | 30% | ALTA | B |
Supervisão Técnica dos Canais de Atendimento | Coordenação da Rede de Agentes Institucionais de Relacionamento do INPI (Rede Agir) | Rede de Agentes Institucionais de Relacionamento do INPI (Rede Agir) sob coordenação | 30% | ALTA | B |
Suporte à Integridade Pública | Tratamento de Comunicação de Irregularidade | Comunicação de Irregularidade tratada | 30% | MUITO ALTA | A |
30% | ALTA | B | |||
Suporte à Integridade Pública | Tratamento de Denúncia | Denúncia tratada | 30% | MUITO ALTA | A |
30% | ALTA | B | |||
Suporte à Integridade Pública | Orientação da Privacidade Institucional | Privacidade institucional sob orientação | 30% | ALTA | B |
Suporte à Integridade Pública | Monitoramento da Privacidade Institucional (Trilhas de Privacidade) | Privacidade institucional sob monitoramento | 30% | ALTA | B |
Suporte à Integridade Pública | Acompanhamento e Execução do Programa Institucional de Privacidade | Programa Institucional de Privacidade em execução e sob acompanhamento | 30% | ALTA | B |
Suporte à Integridade Pública | Coordenação da Força-Tarefa de Proteção de Dados Pessoais | Força-Tarefa de Proteção de Dados Pessoais sob coordenação | 30% | ALTA | B |
Suporte à Integridade Pública | Participação de Ação do Programa de Integridade do INPI | Ação do Programa de Integridade do INPI relatadas e com nível otimizado de participação | 30% | MÉDIA | C |
Suporte à Governança de Serviços | Publicação e Atualização de Informação no Portal de Serviços Gov.Br | Informação publicada e atualizada no Portal de Serviços Gov.Br | 30% | ALTA | B |
Suporte à Governança de Serviços | Elaboração, Publicação e Atualização da Carta de Serviços ao Usuário do INPI | Carta de Serviços ao Usuário do INPI elaborada, publicada e atualizada | 30% | MUITO ALTA | A |
Suporte à Governança de Serviços | Acompanhamento e Execução do Plano PI Digital | Plano PI Digital em execução e sob acompanhamento | 30% | ALTA | B |
Suporte à Governança de Serviços | Coordenação da Força-Tarefa de Transformação Digital | Força-Tarefa de Transformação Digital sob coordenação | 30% | ALTA | B |
Suporte à Governança de Serviços | Acompanhamento e Execução do Programa Bem Aqui no INPI | Programa Bem Aqui no INPI em execução e sob acompanhamento | 30% | ALTA | B |
Suporte à Governança de Serviços | Coordenação do Laboratório INPI Cidadão (LabCid) | Laboratório INPI Cidadão (LabCid) sob coordenação | 30% | ALTA | B |
Suporte à Governança de Serviços | Participação de Ação do Laboratório INPI Cidadão (LabCid) | Ação do Laboratório INPI Cidadão (LabCid)relatada e com nível otimizado de participação | 30% | BAIXA | D |
Para a caracterização das faixas de complexidade das atividades desenvolvidas pela Ouvidoria são considerados os seguintes parâmetros:
I - volume da demanda sujeita a flutuações ou a sazonalidade;
II - trabalho e esforço cognitivo exigidos para execução da atividade;
III - referência temporal para a realização da atividade de forma presencial;
IV - complexidade do tema relacionado à atividade;
V - conhecimento técnico necessário à execução da atividade;
VI - pesquisas, estudos e aprendizados exigidos para o desenvolvimento da atividade;
VII - acesso e uso de diferentes plataformas virtuais necessárias à realização da atividade; e
VIII - interlocução com terceiros e monitoramento de ação externa imprescindível à conclusão da atividade.
De acordo com a incidência isolada ou combinada dos fatores adotados como parâmetros, é considerada a seguinte variação das faixas de complexidade:
I - A, para muito alta;
II - B, para alta;
III - C, para média; e
IV - D, para baixa.