Excelência da Gestão
Cartilha do Modelo de Excelência da Gestão no INPI
Com o propósito de impulsionar a inovação por meio da Propriedade Industrial, objetivando consolidar-se como Escritório de PI de Classe Mundial, o INPI elenca a excelência como um de seus valores. A auto-avaliação da maturidade da gestão do Instituto, realizada em 2023, assistida pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), alcançou 299,75 pontos (escala de 0 a 1.000), enquadrando-se na 3ª faixa de pontuação. A meta expressa no Plano Estratégico 2023-2026 é obter o nível bronze em 2026 (5ª ou 6ª faixa de pontuação).
Para abrir nossa cartilha, clique na imagem ao lado ou leia o QR code abaixo:
O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) firmou acordo com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) com o objetivo de adotar o Modelo de Excelência em Gestão (MEG). O acordo foi firmado em 21 de setembro de 2023.
Essa iniciativa consta do Plano Estratégico 2023-2026 e dos Plano de Ação 2023 e 2024 do INPI como o Programa de Excelência da Gestão (MEG/FNQ).
O MEG é um modelo de qualidade brasileiro desenvolvido pela FNQ visando a estimular e apoiar as organizações do País no desenvolvimento e na evolução de sua gestão para que se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para a sociedade e outras partes interessadas.
Em sua 22ª edição (MEG 22), o modelo está estruturado sob sete Fundamentos de Gestão que se relacionam com os resultados organizacionais, desdobrando-se diretamente em temas que, por sua vez, abrem-se em processos para os quais são indicados o ferramental mais adequado.