Notícias
Veja as novas iniciativas do PI nas Escolas
O PI nas Escolas entra em uma nova fase, na qual aprofunda o relacionamento com instituições de ensino e promove materiais educativos sobre propriedade intelectual (PI) para serem usados por professores. A última novidade é o lançamento da nova página do projeto no portal do INPI, que disponibiliza cartilhas, livros, vídeos, entre outros. Por lá, também é possível entrar em contato para conhecer melhor a iniciativa, participar como voluntário ou aplicar o projeto diretamente na sua turma ou escola.
Outras atividades recentes do projeto foram as visitas técnicas de estudantes do ensino médio ao INPI. No dia 3 de maio, uma turma da Escola Montessoriana Meimei recebeu uma aula sobre os diversos tipos de proteção de PI existentes, como funcionam e onde se aplicam. Por exemplo, os jogos eletrônicos, que contemplam boa parte desses ativos, como direito de autor, desenho industrial, patente, marca etc. Antes, no 26 de abril (Dia Mundial da PI), o INPI apresentou esses conteúdos para alunos do Colégio Santa Marcelina. Ainda em maio, será a vez de os profissionais do INPI visitarem duas escolas na cidade de Rio das Flores, no Rio de Janeiro.
O PI nas Escolas tem como objetivo estimular e promover, em âmbito nacional, iniciativas de inserção da propriedade intelectual nas escolas da rede privada e pública da Educação Básica por meio de recursos metodológicos e didáticos voltados para a utilização de exemplos práticos e transversais a qualquer disciplina da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Dentro do projeto, a PI pode ser contemplada em cinco eixos principais para o desenvolvimento de habilidades e competências de aprendizagem no ambiente escolar: Criatividade, Cidadania, Tecnologia, Planeta e Negócios.
Esse é um projeto estratégico do Instituto, que busca inovar em suas ações de disseminação e uso da PI na sociedade.