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Quer entrar em contato com o INPI? Saiba como
Na busca por desenvolver uma cultura de excelência no atendimento, transparência e valorização da experiência do usuário, o INPI apresenta diversos canais de atendimento, cada um voltado para uma necessidade específica.
No Portal do INPI, você pode acessar a Plataforma Integrada de Atendimento, na qual você encontra uma explicação sobre a função de cada canal, podendo encontrar o atendimento certo para a sua necessidade, agilizando o processo.
Conheça os principais canais e saiba quando utilizá-los.
Conecta Todos
O INPI Conecta Todos é um serviço de pré-atendimento e direcionamento individualizado dos usuários. Permite que os usuários conversem com os atendentes do INPI por meio de videochamada, promovendo o esclarecimento de dúvidas simples.
Funciona às segundas e quartas, exceto em feriados e pontos facultativos, das 10h às 12h e das 14h às 16h, em sessões individuais de 15 minutos. Para acessar a videochamada, entre pelo Portal do INPI e aguarde na fila nos horários e dias acima informados. O canal é acessível por desktop e por dispositivos móveis. Saiba mais.
Chatbot do INPI
Serviço automatizado, com uso de inteligência artificial, disponível no Portal do INPI 24 horas por dia. Ideal para perguntas simples e frequentes. Saiba mais.
Fale Conosco
Disponível no Portal do INPI, é ideal para tirar dúvidas técnicas, solicitar informações e fazer reclamações sobre algum serviço solicitado ao INPI. O prazo de resposta é de sete dias úteis. Saiba mais.
Serviço de Atendimento da Ouvidoria
Disponível no Portal do INPI, permite o registro, acompanhamento e tratamento de denúncias, elogios, sugestões, solicitações de providências e de simplificação, além de reclamações sobre a ineficiência dos demais canais de atendimento. Ideal para casos mais complexos ou não totalmente resolvidos pelos demais canais de atendimento. O prazo para resposta é de 20 dias, podendo ser prorrogado por mais 10. Saiba mais.
Serviço de Atendimento (Tele)Presencial
Ideal para a solução de casos complexos. Disponível no Portal do INPI, é o canal no qual é possível ter a vista de processos, pedir orientações em questões de natureza de disseminação do conhecimento, solicitar esclarecimentos de natureza técnica sobre o teor de atos já praticados e solicitar audiência com os gestores dos serviços prestados pelo INPI. O prazo é de sete dias úteis para triagem prévia para solicitação de agendamento para sessões virtuais individuais de 1 hora. Saiba mais.
Serviço de Informação ao Cidadão
Acessível pelo Portal do INPI para tratamento de pedidos de acesso à informação de acordo com o disposto na Lei de Acesso à Informação. O prazo de resposta é de 20 dias, prorrogável por mais 10 dias. Ideal para pedidos de acesso à informação mais complexos. Saiba mais.