Notícias
INPI destaca papel da PI no desenvolvimento da Região Norte
- Foto: Hudson Fonseca/ALEAM
O presidente do INPI, Júlio César Moreira, participou nesta sexta-feira (04/04) do 5º Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas (Feclam), em Manaus (AM). Diante de deputados estaduais e vereadores de toda a Região Norte, Moreira ressaltou o papel estratégico da propriedade industrial (PI) para impulsionar os negócios, valorizar os conhecimentos tradicionais e fomentar a bioinovação.
Em sua apresentação, Moreira compartilhou exemplos concretos da aplicação da PI tanto no Norte do Brasil quanto em outros países, destacando como essa ferramenta pode ser determinante para o desenvolvimento sustentável e a geração de renda, especialmente em territórios com grande diversidade biológica e cultural.
Um dos pontos de destaque foi a ênfase na valorização dos conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade. Moreira explicou como o INPI tem atuado nesse campo e mencionou o recente tratado internacional assinado no âmbito da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), que trata da proteção desses saberes e da repartição justa dos benefícios gerados a partir deles.
Durante o evento, que contou com a presença de vereadores indígenas, o presidente do INPI também falou sobre os programas de PI desenvolvidos pelo Instituto em parceria com secretarias estaduais. Ele citou iniciativas já implementadas em estados da Região Norte, exemplificando ações voltadas à capacitação e à estruturação de políticas locais de PI.
Outro anúncio relevante feito por Moreira foi a abertura da nova unidade regional do INPI no Norte do país, com sede em Manaus. Prevista para 2025, a unidade foi estrategicamente escolhida com base em critérios técnicos e atenderá a todos os estados da região, ampliando o acesso a serviços e orientações sobre PI.
Moreira destacou ainda o papel da bioinovação em transformar vidas na Região Norte e apresentou resultados recentes do INPI no Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento (IBID). Ele também demonstrou como os vereadores podem se apropriar das ferramentas e estudos disponíveis no site do INPI, incluindo materiais sobre tecnologias verdes voltadas à melhoria das condições de vida da população.
Encerrando sua fala, o presidente reforçou como a propriedade industrial está diretamente conectada à realidade dos brasileiros, citando produtos e soluções que melhoram o cotidiano das pessoas e estão ligados à produção nacional e ao cenário global.