Notícias
IPAS entra em produção para Desenhos Industriais
O INPI começou a usar o IPAS (Industrial Property Automation System) para o processamento de pedidos de registro e petições de Desenhos Industriais.
O sistema IPAS permite a superação de diversos desafios do macroprocesso de Desenhos Industriais, por meio de fluxos de trabalho configurados de acordo com as regras de negócio do INPI e novas funcionalidades.
Elas incluem controles automatizados de prazo e pagamento, automação da triagem de pedidos e petições, controles de distribuição de pedidos e petições para o exame, monitoramento da situação dos pedidos e petições, um novo modelo de RPI e a utilização do formato XML para a RPI, no padrão ST.86.
Além da implementação do IPAS, em 2023 o macroprocesso Desenhos Industriais também passou por outras grandes transformações, com a publicação da 2ª edição do Manual de DI (que amplia as possibilidades de proteção por meio do DI), a adesão ao Acordo de Haia e o lançamento da versão 2.0 do Peticionamento de DI.
O IPAS é um sistema criado e mantido pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), cedido gratuitamente ao INPI. Utilizado desde 2013 para a automação do macroprocesso de Marcas, nos próximos anos o sistema também será implementado para o processamento de Indicações Geográficas.