Notícias
IP Challenge anuncia ganhadores
Michele Sedrez destaca oportunidade da "gameficação" na disseminação da PI
Os vencedores do IP Challenge foram anunciados durante o Inova Summit em Brasília no dia 22 de junho. O INPI foi representado no evento pela coordenadora de Relações Institucionais no Distrito Federal, Michele Sedrez, que destacou a oportunidade da "gameficação" tornar os temas da PI mais acessíveis e atrativos, além de evidenciar que as equipes participantes passam a atuar de forma mais assertiva sobre o tema em seus empreendimentos.
O Instituto apoiou a competição direcionada para o desenvolvimento de jogos ligados à Propriedade Intelectual (PI) por meio da oferta de mentorias e treinamentos. A participação do INPI se deu pelas parcerias com o Escritório Dinamarquês de Patentes e Marcas (DKPTO) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Entre empresários e estudantes universitários, o projeto alcançou 253 participantes, em 22 instituições de ensino superior, e resultou na criação de 40 jogos sobre PI. O primeiro colocado recebeu o prêmio de R$ 10 mil.
Veja a classificação oficial dos projetos:
1º - C.A.P.I. (Consultor Analítico de Propriedade Intelectual), criado pela equipe MME, é um jogo onde o participante assumirá o papel do advogado de uma pequena firma especializada em avaliar esses problemas de propriedade intelectual;
2º - Patente$, criado pela equipe POLO TPOSE, é um jogo de tabuleiro que busca introduzir os jogadores à base das discussões sobre propriedade intelectual, patentes, LGPD, etc., servindo como base para instigar o interesse do jogador por tais assuntos;
3º - D.R.P.I., criado pela equipe CTRL S, é um jogo onde o participante incorpora um talentoso despachante de propriedade intelectual no comando de um escritório que atende clientes com dúvidas ou solicitações a respeito DE propriedade industrial.
No dia 24 de junho, houve a premiação do vencedor na Grande Final da GameJamPlus no Parque Madureira, na cidade do Rio de Janeiro. Estiveram presentes no evento representantes do Sebrae, do DKPTO e do INPI, sendo do Instituto Vinícius Bogéa Câmara, coordenador-geral de Desenvolvimento da Propriedade Industrial, Negócios e Inovação; Patrícia Trotte, chefe do Serviço Acadêmico; e Davison Menezes, ouvidor.