Notícias
Instituições apoiam reestruturação da carreira do INPI
Diversas instituições manifestaram, nos últimos dias, seu apoio à reestruturação da carreira do INPI, por meio de ofícios enviados para o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a quem cabe analisar a proposta.
No dia 14/06, o ofício enviado ao Ministério foi da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI). No documento, a instituição ressalta que o INPI é autossustentável e que a mudança trará benefícios duradouros ao ambiente de negócios no Brasil.
No dia 19/06, foi a vez do Grupo FarmaBrasil. A instituição afirma que a reestruturação "introduz inovações estratégicas cruciais para fortalecer a capacidade institucional". Dessa forma, "será capaz de incentivar investimentos em pesquisa e desenvolvimento e efetivar políticas públicas voltadas para inovação".
No mesmo dia, a Associação Paulista da Propriedade Intelectual (ASPI) enviou ofício ao MGI manifestando "apoio irrestrito" à proposta de reestruturação da carreira do INPI, destacando que a receita gerada pelo Instituto é suficiente para custear o aumento das despesas.
No dia 21/06, quem se manifestou em ofício ao MGI foi a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE). No documento, a Associação destaca que a reestruturação visa a valorizar e reter talentos no INPI, contribuindo para garantir maior agilidade aos processos de trabalho e, em particular, acelerar a análise dos pedidos de patentes, que são fundamentais para o setor eletroeletrônico.
Já no dia 24/06, a Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil) divulgou comunicado em que manifesta seu apoio à reestruturação da carreira do INPI e à contratação de servidores, que são considerados aspectos necessários para a excelência no desempenho das atribuições institucionais.
Confira os ofícios na íntegra
- ABPI
- ASPI
- ABINEE