Notícias
INPI se reúne com Parlamento Amazônico para discutir fomento à inovação na região
A Direção do INPI se reuniu nesta quinta-feira, dia 20 de fevereiro, no Rio de Janeiro, com representantes do Parlamento Amazônico e do governo do Amazonas para discutir o fomento à propriedade intelectual e à inovação na região.
Entre os temas discutidos, estava a importância do INPI na Amazônia Legal, considerando as ações de pesquisa na região para desenvolvimento de produtos a partir da rica biodiversidade local, bem como a produção realizada na Zona de Franca de Manaus e outras vocações econômicas locais, como tecnologia da informação, mineração, petróleo e gás.
Nesse contexto, para melhor atender ao sistema local de inovação, também foi abordada a criação de uma unidade regional do Instituto em Manaus. Em janeiro, representantes do INPI estiveram na cidade para discutir o assunto com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e com o Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA).
De acordo com o presidente do INPI, Júlio César Moreira, a presença do Instituto na Região Amazônica é fundamental para fortalecer a inovação e trazer desenvolvimento científico, tecnológico e social para todo o país.
Saiba mais
O Parlamento Amazônico reúne 270 deputados estaduais dos nove estados que formam a Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins). O objetivo do fórum é coordenar esforços entre os estados com foco nas demandas regionais e na busca de soluções para os desafios comuns.