Notícias
INPI realiza missão ao Uruguai para debater PI nos dois países
O INPI realizou missão ao Uruguai de 12 a 15 de setembro para trocar experiências na área de propriedade industrial. Na capital Montevidéu, no dia 13, o presidente do Instituto, Júlio César Moreira, se reuniu com o diretor executivo da Direção Nacional da Propriedade Industrial do Uruguai (DNPI), Santiago Martinez. Eles debateram a importância da colaboração entre os dois países, em especial no contexto do Mercosul.
Outro tema foi a entrada da DNPI no Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes (PCT, na sigla em inglês), o que deve acontecer até o fim do ano. A visão do órgão, assim como do INPI, é de que a adesão poderá atrair investimentos.
Ainda na área de patentes, o INPI apresentou a estrutura da Diretoria de Patentes, o Programa de Combate ao Backlog (o Uruguai teve um projeto similar), os modelos de utilidade, os valores cobrados pelos serviços e os estudos com base em informação tecnológica, que contribuíram para ampliar a conscientização dos gestores públicos brasileiros sobre a importância da PI, além de embasar políticas públicas.
Na área de marcas, foram debatidas as possibilidades de cooperação para criação de um formulário único e de um exame acelerado de marcas (a DNPI está examinando em três meses sem oposição).
Ainda no dia 13, o INPI também debateu esses e outros temas, como contratos de tecnologia, com gestores da Universidade Tecnológica do Uruguai (UTEC). Participaram da reunião a gerente de Relações Internacionais da universidade, Mariana Boiani, e o advogado Guillermo Rodriguez.
Durante a missão, também ocorreu, em 13 de setembro, uma reunião com o embaixador do Brasil no Uruguai, Marcos Raposo Lopes. Os assuntos de destaque foram os tratados internacionais em propriedade industrial e a posição do INPI na estrutura do governo brasileiro, assim como da DNPI na estrutura do governo uruguaio.
Pelo INPI, também participaram da missão Alexandre Ciancio, diretor substituto de Patentes, Programas de Computador e Topografias de Circuitos Integrados, e Leopoldo Coutinho, coordenador de Relações Internacionais.
Expo Prado
No dia 14 de setembro, foram realizadas reuniões com a gerente de Inovação e Transferência de Tecnologia do Instituto Pasteur do Uruguai, Vanessa Piattoni, e com o presidente da Agência Nacional de Pesquisa e Inovação do país (ANII, na sigla em espanhol), Flávio Caiafa.
No mesmo dia, a delegação do INPI visitou a Expo Prado, feira de produtos voltados à indústria agrícola. Nessa ocasião, foi possível manter contato com especialistas do Instituto Nacional de Pesquisa Agropecuária (INIA, na sigla em espanhol), verificando possíveis sinergias com a Embrapa.
Durante a visita, o presidente do INPI pôde ainda trocar breves palavras com a vice-presidente do Uruguai, Beatriz Argimon, destacando a aproximação entre os dois países, em especial na temática de propriedade industrial e inovação.
Por fim, no dia 15 de setembro, a delegação do INPI participou de reuniões com a Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) e com a Secretaria do Mercosul sobre temas ligados à propriedade industrial.