Notícias
INPI divulga Radar Tecnológico sobre patentes do estado do Espírito Santo
O INPI publicou uma nova edição do Radar Tecnológico, intitulada "Panorama dos pedidos de patente do Espírito Santo". O estudo foi elaborado no âmbito do acordo de cooperação técnica (ACT) com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes). O principal foco do ACT é a disseminação da cultura de inovação e do uso qualificado do sistema de propriedade industrial naquele estado.
Considerando a relevância do Espírito Santo para o desenvolvimento nacional e a oportunidade de contribuir para o ecossistema de inovação local, o estudo buscou apresentar um panorama histórico dos depósitos de pedidos de patente de invenção e de modelo de utilidade realizados de 1998 até junho de 2022.
Dos 2.705 documentos levantados, 66% são de patente de invenção, 32% de modelo de utilidade e 1% de certificado de adição. Do total dos documentos, 69% (1.869) possuem situação legal não válida, ou seja, foram arquivados definitivamente ou foram indeferidos. A principal razão reside no arquivamento definitivo por falta de pedido de exame seguido da falta de pagamento de anuidade.
Setenta e três por cento dos documentos da amostra referem-se a depositantes pessoas físicas. No entanto, desde 2010 o perfil dos depositantes vem mudando de pessoa física para pessoa jurídica, chegando a cerca de 50% para cada uma dessas naturezas jurídicas nos últimos anos.
Em relação às áreas tecnológicas dos documentos analisados, a engenharia civil concentrou o maior número de depósitos do período (393).