Notícias
Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento pode ajudar na superação de desafios nacionais
O Índice pode ajudar o país a detectar e superar desafios ligados à inovação, como expressou a diretora da Divisão para América Latina e Caribe da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), Beatriz Amorim. Em vídeo, o economista chefe do Departamento de Economia e Análise de Dados da OMPI, Carsten Fink, explicou o Global Innovation Index (GII), cujos indicadores dão base ao IBID e que é usado para comparação internacional entre os países. Já o IBID permite a comparação doméstica, entre os estados e regiões brasileiros.
Oferecendo outra nuance do tema, a subsecretária de Empreendedorismo e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, Carla Cristina da Costa, ressaltou a necessidade de se ampliar a inclusão e a diversidade na composição de startups. Por sua vez, o subsecretário de Programas e Captação de Recursos para Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, Fabrício Repsold, destacou a importância do IBID para fomentar projetos e parcerias voltados para a inovação.
Ao comentar o cenário nacional de inovação, o deputado federal Júlio Lopes falou da importância de o INPI e outros órgãos que atuam como agência de Estado serem fortalecidos para que prestem serviços no nível que a sociedade brasileira precisa.
Além de fornecer métricas detalhadas sobre o desempenho da inovação nas cinco Grandes Regiões e 27 Unidades da Federação, o IBID identifica líderes nacionais e regionais em inovação, classificando os estados e regiões com base em critérios que incluem os resultados do processo inovativo e os fatores que o influenciam.
Nesse sentido, o objetivo do IBID é identificar potencialidades e desafios para a inovação sob uma ótica regional, contribuindo para orientar políticas públicas e estratégias corporativas nessa área.
O evento contou ainda com a participação de entidades como a Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI), Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial (ABAPI), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (ABIFINA), Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (PróGenéricos), entre outras.
Assista o evento de lançamento do IBID no canal do INPI no Youtube.