Notícias
Em missão à China, INPI e CNIPA discutem cooperação em PI
O presidente do INPI, Júlio César Moreira, e o comissário da Administração Nacional de Propriedade Intelectual da China (CNIPA, na sigla em inglês), Shen Changyu, se reuniram nesta quarta-feira, dia 11 de outubro, em Pequim, para discutir a cooperação em PI entre as duas instituições. A reunião faz parte da missão de três dias do INPI à China.
Também participaram, pela CNIPA, Yuan Qi, inspetora Nível 1, e Yang Chengrui, chefe de Divisão, no Departamento de Cooperação Internacional; e Zeng Zhihua, diretor geral de Tecnologia da Informação para Patentes.
Durante a reunião, foram discutidas ações atuais e perspectivas futuras das duas instituições, além da cooperação entre as partes em PI, inclusive no âmbito dos BRICS. Outro tema abordado foi o projeto piloto de Patent Prosecution Highway (PPH) entre os dois países. Nesse projeto, foram recebidos pelo INPI 276 requerimentos de PPH da China desde 2017.
No mesmo dia, foram realizadas outras duas reuniões: com o departamento de Tecnologia da Informação do CNIPA, na qual houve troca de experiências sobre sistemas, equipe e infraestrutura; e com o embaixador do Brasil na China, Marcos Bezerra Abbott Galvão.
No dia 12, a delegação do INPI visitou uma empresa chinesa da área de Tecnologia da Informação, que possui um portfólio com mais de 120 mil patentes em vigor.
Além do presidente Júlio César Moreira, a delegação do INPI foi composta pelo coordenador-geral de Tecnologia da Informação, Marcus Vieira, e pelo coordenador de Relações Internacionais, Leopoldo Coutinho, acompanhados pelo diplomata Joaquim Morais.