Notícias
Brasil e Dinamarca discutem ações para 2022
O INPI e o Escritório Dinamarquês de Patentes e Marcas (DKPTO, na sigla em inglês) realizaram uma reunião no dia 6 de abril para tratar do plano de trabalho para 2022 dentro do acordo de cooperação entre as instituições. O encontro aconteceu no INPI, no Rio de Janeiro.
O presidente do INPI, Cláudio Vilar Furtado, comentou os avanços recentes no incentivo à geração e à comercialização de ativos de propriedade industrial (PI) no Brasil, especialmente como resultado do programa INPI Negócios. Ele antecipou que a Academia do Instituto está desenvolvendo um curso para capacitar empresas na área.
Por sua vez, o diretor-geral do DKPTO, Sune Stampe Sørensen, apresentou a estratégia de atuação para enfrentar a concorrência internacional existente entre os diferentes escritórios nacionais e regionais. Uma das ações é a prestação de serviços, como monitoramento de marcas e diálogos para a busca de informação tecnológica.
O INPI estuda adotar um modelo de prestação de serviços e a cooperação com a Dinamarca atende à troca de experiência neste e em outros planos do Instituto.
Reuniões
No âmbito da cooperação em PI, representantes do DKPTO também participaram de reuniões com instituições nacionais que fazem parte da rede de inovação Brasil - Dinamarca, com foco nas áreas de saúde e tecnologias verdes. Foi realizada ainda uma visita técnica a uma empresa dinamarquesa.
No dia 6 de abril, a reunião foi com a Fiocruz, que será parceira de uma rodada de negócios em junho. No dia seguinte, foi a vez da UFRJ, com a qual será realizado um workshop sobre transferência de know-how.