Guia Prático para Buscas de Patentes
Existem várias formas de fazer a busca, cabe a você escolher. O guia básico, dividido em quatro partes, mostra como fazer as buscas em quatro bases (clique no link em cima de cada base para acessar o tutorial e realizar sua pesquisa). Os guias de nível avançado e tutorial específico têm enfoque direcionado para certos tipos de busca. O material foi elaborado para utilização preferencial na tela do computador, pois possui links.
Os tutoriais são atualizados periodicamente. Alguns destes tutoriais foram atualizados em dezembro de 2020, enquanto outros em 2023. Sugerimos fazer download dos tutoriais.
Nível Básico (para iniciantes) - busca em 4 bases gratuitas
Por motivos didáticos, recomenda-se seguir a ordem abaixo.
Acesso a pedidos de patente depositados no Brasil, tanto por residentes no país, quanto por não-residentes.
Base do EPO, que inclui pedidos de patentes depositados na Espanha e em países da América Latina, permitindo as pesquisas em português e espanhol.
Base do EPO com mais de 140 milhões de documentos de patentes de mais de 100 países, tais como EUA, China, Japão, Coréia do Sul, Alemanha, Brasil. Pesquisas devem ser feitas, preferencialmente, em inglês. Possui ferramenta de tradução e mostra resultados da busca em gráficos. Fornece família de patentes e documentos citantes e citados. Em 2019, foi lançada nova interface de busca da base Espacenet.
Base da OMPI com milhões documentos de patente de dezenas de países, inclusive os pedidos via PCT publicados. Permite buscas em texto completo, no idioma original, em documentação patentária e não patentária de vários países (inclusive Brasil), apresentando resultados em gráficos e tabelas. Fornece a família PCT. Possui ferramentas de tradução e busca por compostos químicos. Disponibiliza acesso à listagem de sequência dos pedidos PCT.
Complementando o Guia Básico foram elaborados guias de introdução à Classificação Internacional de Patentes (IPC, sigla em inglês) e aos operadores lógicos utilizados em buscas de patentes.
Esta classificação é uma ferramenta muito importante na busca, pois permite delimitar com precisão o enfoque na área tecnológica de interesse, já que palavras-chave podem levar a resultados distintos do que se procura.
Introdução ao uso de operadores lógicos, de truncagem e de proximidade em buscas de patentes.
Nível Avançado - busca por depositante, inventor, palavras-chave e classificações
Para uma busca avançada, acesse os tutoriais abaixo:
Busca de patentes por depositante (pessoa física ou jurídica) ou seu CNPJ (pessoa jurídica) no Brasil; busca por depositante no exterior.
Busca de patentes depositadas no Brasil, por nome de inventor.
Busca de patentes utilizando palavras-chave e combinações com a Classificação Internacional de Patentes.
Complementando o Guia Avançado, foi elaborado um guia de introdução à Classificação Cooperativa de Patentes (CPC).
Esta classificação, desenvolvida em conjunto pelos escritórios de patente Americano e Europeu, é mais detalhada do que a IPC, permitindo uma busca mais específica.
Tutorial específico
O tutorial abaixo é direcionado à busca na área de Química ou Farmacêutica.
A busca de compostos químicos, na base Patentscope (OMPI), permite: buscar estruturas exatas em documentos de patente e subestruturas; encontrar fórmulas Markush; fazer o upload da estrutura; a busca pelo nome comercial do fármaco, pelo registro no CAS e pelo nome IUPAC. Também mostra a fórmula estrutural, a fórmula molecular, o InChi do composto (etc). Porém, é necessário estar logado na base para fazer a busca por compostos químicos. Neste tutorial, também é mostrado como encontrar sinônimos de fármacos nas bases PubChem e ChemSpider. E na base Espacenet, é mostrada a busca dos compostos químicos e/ou fármacos, usando palavras-chaves relacionadas e as classificações de patente adequadas.
Outras buscas
Caso você não queira pesquisar invenções, o Portal do INPI disponibiliza outras buscas. Você pode buscar o registro de sinais distintivos como marcas, além de desenhos industriais e programas de computador. Também é possível acompanhar o andamento dos pedidos de indicação geográfica.
Para acessar a base para busca de marcas, patentes, desenhos industriais e programas de computador, veja aqui.
Não é preciso ter login e senha, basta clicar em "Continuar".