Unidades Regionais
Ações das Unidades Regionais
As unidades regionais do INPI realizam as atividades de: Exame de pedidos, Disseminação sobre o tema da Propriedade Industrial e sobre os serviços do INPI, Articulação institucional, e Atendimento presencial ao público.
O INPI possui atualmente 12 Unidades regionais: veja aqui a localização e o horário de atendimento de cada uma delas.
IMPORTANTE: os e-mails não são canais para esclarecimento de dúvidas sobre marcas, patentes e outros serviços prestados pelo INPI. Para respostas às dúvidas técnicas e informações de acompanhamento de processos, bem como esclarecimentos sobre restituição de retribuição, entre em contato com a área técnica diretamente pelo sistema Fale Conosco.
Disseminação e Articulação Institucional
O INPI, por meio de suas unidades regionais, promove a interlocução com instituições e entidades locais, com o setor produtivo e a sociedade em geral nos estados, buscando fortalecer o sistema de inovação regional.
Caso tenha interesse em solicitar a participação do INPI em evento, tais como palestra, seminário, oficina ou workshop, preencha este formulário .
Informações sobre os serviços do INPI
Para informações sobre os procedimentos e etapas dos principais serviços do INPI, acesse os Guias Básicos:
Acesse também as Perguntas Frequentes ou Todos os serviços.
Além dos Guias, o INPI possui uma série de vídeos tutoriais denominada "PI na Prática", com o passo a passo de alguns serviços do Instituto, disponível no Youtube e no Portal do INPI. Lá você encontra informações básicas sobre como se cadastrar, fazer buscas, emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) e utilizar os sistemas e-Marcas e e-Patentes.
Informações sobre pedidos e processos
Para quem já possui pedidos e processos depositados no INPI, existem três formas de acompanhamento:
- Por meio da Revista da Propriedade Industrial (RPI), publicada semanalmente: veja em Acompanhe a RPI
- Por meio das Bases do INPI
- Por meio da ferramenta Meus Pedidos, onde é possível cadastrar seu e-mail para receber informações sobre as publicações do seu pedido na RPI.
Caso a dúvida técnica persista, o interessado poderá entrar em contato pelo sistema Fale Conosco , ou buscar atendimento presencial nas unidades regionais do INPI.
Outros canais de atendimento
Para elogios, denúncias ou insatisfação com o atendimento recebido por outros canais do INPI, o interessado deverá entrar em contato com a Ouvidoria.