Acesso aos Sistemas
Por meio desta página, o INPI disponibiliza respostas para as demandas mais frequentes sobre acesso aos sistemas do Instituto.
➤ Como criar login e/ou senha no site do INPI?
➤ Como fazer para recuperar login e/ou senha de acesso?
➤ Como fazer para alterar o e-mail no cadastro?
➤ Como fazer para alterar informações de seu cadastro (exceto login e senha)?
➤ Como proceder em caso de problema de certificado?
➤ O que devo fazer se o navegador apresentar erro na página?
➤ Qual é o tamanho máximo de um arquivo para ser anexado em um sistema do INPI?
Como criar login e senha no site do INPI?
Ao logar no sistema preste atenção à diferenciação de maiúsculas e minúsculas. O login deverá ter no máximo 10 dígitos.
Como fazer para recuperar login e/ou senha de acesso?
Ao ingressar no Portal do INPI, selecione o ícone de "Custos e Pagamento", localizado na barra de Acesso Rápido, e clique no serviço desejado.
Na página seguinte, selecione a opção “Sistema de emissão de GRU” e clique em "Esqueceu a senha? Clique aqui".
Informe seu CPF ou CNPJ (sem pontos, barras e traços) e clique em "Pesquisar".
Marque o login que utilizará para acessar o sistema e cuja senha deseja recuperar e depois clique em "Receber por e-mail".
O sistema informará o endereço eletrônico para o qual que será enviada a resposta.
Atenção!
O sistema diferencia letras maiúsculas de minúsculas. O login e a senha não poderão ter mais de dez caracteres (se este for o caso, digite os dez primeiros) e nem caracteres especiais (neste caso, acesse o cadastro e altere a senha).
Em caso de recuperação de senha, não deverão ser utilizados pontos, mas apenas os números do CPF/CNPJ. A senha recebida deve ser usada no PAG, e não diretamente no emarcas.
A senha gerada pelo sistema possui variedades de letras maiúsculas e minúsculas e pode induzir o usuário ao erro. Por isso, é recomendável utilizar o copia e cola (Ctrl C + Ctrl V) da senha enviada.
Para alterar a senha, acesse https://meu.inpi.gov.br/pag/ e clique no canto superior direito "Alterar senha".
Como fazer para alterar o e-mail no cadastro?
Envie os documentos a seguir via Fale Conosco escolhendo o assunto "Sistema - Alteração de Cadastro - e-mail, nome...":
- RG ou documento com foto;
- Contrato Social ou Estatuto Social Completo (empresa); se for pessoa física cadastrada, o CPF;
- Carta de autorização assinada pelo titular do cadastro (pode ser manuscrita), solicitando a alteração do e-mail.
Os documentos devem ser agrupados em um único arquivo no formato PDF com no máximo 5MB.
No caso do uso de assinatura eletrônica, o documento em questão deve ser enviado separadamente, a fim de não invalidar a certificação. Para tanto, envie uma segunda mensagem, anexando o documento assinado, fazendo menção ao número da mensagem original.
Evite utilizar nomes com espaço, acentos ou caracteres especiais (inclusive pontos).
Atenção!
A demanda de inclusão ou alteração só será realizada com a apresentação de todos os documentos mencionados acima.
Informe no corpo do texto da demanda o CPF/CNPJ e o email a ser alterado.
Como fazer para alterar informações de seu cadastro?
Ao ingressar no Portal do INPI, selecione o ícone de "Custos e Pagamento", localizado na barra de Acesso Rápido, e clique no serviço desejado.
Na página seguinte, selecione a opção “Sistema de emissão de GRU” e clique em “Alteração de cadastro e emissão de recibo“.
Preencha os campos de login e senha e clique em "Acessar". Ao entrar no Sistema de Guia de Recolhimento, clique no nome do cliente que estará em forma de link, ou seja, sublinhado e colorido. O Sistema abrirá a página de inclusão de cadastro. Atualize os dados do cliente e então salve as informações.
O Sistema voltará para página de Guia de Recolhimento da União; porém será necessário finalizar a sessão e logar-se novamente, pois somente assim o Sistema atualizará o banco de dados e permitirá que seja emitida a GRU com a alteração desejada.
Atenção!
Nos cadastros com login, apenas o próprio cliente pode realizar as alterações. O INPI não faz alteração de login.
O CPF/CNPJ também não pode ser alterado. Caso esteja errado, será necessário fazer novo cadastro.
Como proceder em caso de problema de certificado?
Em geral existe uma opção de avançar (ou detalhes) e ir para o site pretendido. Caso não seja possível fazer por esse caminho, siga as orientações abaixo.
Devido à incompatibilidade de sistemas, recomendamos não acessar com o Google Chrome. O INPI informa que os alertas ao acessar o sistema, apresentados pelos navegadores web que usam a tecnologia HTTPS, são decorrentes de problemas com os certificados digitais utilizados nos serviços eletrônicos do INPI.
Um comunicado com a cadeia de certificados da autoridade certificadora própria do INPI, cuja instalação normaliza o acesso ao serviço do instituto, foi publicado no Portal. Acesse aqui.
Em caso de necessidade, acesse a cartilha também disponível no comunicado, que detalha os procedimentos necessárias para a instalação nos principais navegadores da web
Atenção!
Se após baixar o certificado continuar aparecendo a mensagem “Sua conexão não é particular”, clique no modo “AVANÇADO” (no Firefox) ou em “Ir para a página da web” (no Internet Explorer). Clique novamente em “Ir para marcas.inpi.gov.br (não seguro)“ e redefina as configurações do Browser que está apresentando o problema.
Como fazer para acessar informações de uma GRU emitida (acompanhar status do pagamento, recuperar número do documento e gerar 2ª via)?
Clique no ícone “Custos e Pagamento” na barra de Acesso Rápido do Portal e selecione o serviço desejado.
Na página seguinte, selecione a opção “Sistema de emissão de GRU”, insira usuário e senha e clique em "Acessar".
Depois de logado, vá à parte superior da página e clique em "Minhas GRUs". Lá poderá ser definido um período de até 30 dias para realizar a busca.
Atenção!
Nos casos de busca de GRUs por procuradores, a pesquisa deverá ser feita pelo CPF/CNPJ ou pelo nome do cliente. No caso da busca pelo CPF/CNPJ, digite APENAS os números (sem pontos e traços).
O que devo fazer se o navegador apresentar erro na página?
Em caso de erro na página, experimente limpar o cache do navegador e/ou utilizar outros navegadores
Qual é o tamanho máximo de um arquivo para ser anexado em um sistema do INPI?
A capacidade máxima para anexar documentos às mensagens é de 5 Mb. Tamanhos maiores o sistema NÃO permitirá anexar.