Coordenação de Relações Institucionais - SP
ATENÇÃO: O atendimento presencial ao público está suspenso por tempo indeterminado, conforme indicado no Portal do INPI http://www.inpi.gov.br/comunicados/atendimento-presencial-esta-suspenso).
O atendimento ao público está sendo realizado exclusivamente pelo sistema "Fale Conosco".
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Com o objetivo de conferir amplitude nacional às ações prioritárias que objetivam maior celeridade na concessão de direitos de propriedade industrial e fortalecer a participação do INPI no Sistema Nacional de Inovação, e buscando aliar a melhoria do gasto público à eficiência dos serviços prestados, as unidades regionais terão nova forma de atuação no Brasil, funcionando como células de exame e difusão. Coordenação de Cooperação Institucional de São Paulo – COINS/SP
ESCLARECIMENTO SOBRE O ATENDIMENTO DO INPI EM SÃO PAULO
Em consonância com sua missão de difusão, a unidade do INPI de São Paulo realiza atendimento presencial ao público orientando-o sobre a legislação e as normas que regulam os direitos e obrigações relativas à propriedade industrial e os direitos correlacionados para fins de instrução processual.
A unidade regional de São Paulo também disponibiliza protocolo e retirada de documentos em papel que ainda não estejam disponíveis eletronicamente no Portal do INPI.
OS SERVIÇOS DO INPI - INFORMAÇÕES GERAIS
O INPI é responsável pelas concessões de patentes e pelos registros de marcas, desenhos industriais, indicações geográficas, programas de computador e topografias de circuitos integrados. O Instituto também é responsável pela emissão dos certificados de averbação de contratos envolvendo direitos de propriedade industrial e transferência de tecnologia.
DICA - Clique em cada um dos serviços para acessar os Guias Básicos de cada um dos serviços do INPI, onde é possível conhecer os procedimentos detalhados para facilitar o entendimento e acompanhamento das etapas dos processos. |
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O INPI também disponibiliza uma série de vídeos tutoriais denominada "PI na Prática", com o passo a passo dos serviços do Instituto. O conteúdo está disponível no Youtube e no Portal do INPI e o objetivo é esclarecer as principais dúvidas de como se cadastrar, fazer buscas, emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) e utilizar os sistemas e-Marcas e e-Patentes. Com essa iniciativa, o INPI espera facilitar o acesso dos usuários a esses serviços, inclusive atendendo demandas constantes de dúvidas enviadas por meio do Fale Conosco, Ouvidoria e redes sociais, com destaque também para o combate a fraudes.
Caso alguma dúvida ainda persista, é possível entrar em contato com a área técnica diretamente pelo "Fale Conosco", ou buscar atendimento presencial na unidade do INPI em São Paulo (veja o horário de atendimento indicado acima).
ACOMPANHAMENTO PROCESSUAL
O acompanhamento de processos deve ser feito por meio da Revista da Propriedade Industrial (RPI), publicada semanalmente no portal do INPI. A consulta aos despachos pode ser realizada diretamente pelo usuário por meio do link “Acompanhe a RPI”. Caso alguma dúvida persista, é possível entrar em contato com a área técnica diretamente pelo sistema "Fale Conosco" , ou buscar atendimento presencial na unidade do INPI em São Paulo (veja o horário de atendimento indicado acima).
ARTICULAÇÃO COM O SETOR EMPRESARIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
A Coordenação de Relações Institucionais de São Paulo também busca promover a interlocução com o setor empresarial e suas organizações representativas, bem como a sociedade em geral dentro do Estado de São Paulo.
Para manifestar interesse em dialogar com o INPI sobre temas relacionados à promoção da inovação e da propriedade industrial no Estado de São Paulo, envie um e-mail para saopaulo@inpi.gov.br
IMPORTANTE: este e-mail não é o canal indicado para esclarecimento de dúvidas relacionadas às áreas de marcas, patentes e outros serviços prestados pelo INPI. Para obter respostas às dúvidas técnicas e obter informações de acompanhamento de processos, solicitamos entrar em contato com a área técnica diretamente pelo sistema "Fale Conosco". |
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