Controle
CBERS-1, 2, 2B, 3, 4 e 04A Com o CBERS, o Brasil conquistou a possibilidade de operar satélites de grande porte e de níveis de complexidade bem mais elevados que os Satélites de Coleta de Dados, oriundos da Missão Espacial Completa Brasileira (MECB), dando um grande passo na qualificação de seus técnicos e pesquisadores. O Segmento Solo apoia as atividades necessárias ao controle dos satélites e ao cumprimento dos objetivos de suas missões de sensoriamento remoto. Ele inclui meios para rastreio, comando e controle dos satélites e para recepção, armazenamento, processamento e distribuição de imagens. As estações de recepção de imagens, os centros de processamento de imagens e os centros de missão, no Brasil e na China, compõem o Segmento Aplicações. Podem ser instaladas estações de recepção de imagens em outros países como, por exemplo, África do Sul, para estender a cobertura do CBERS. As estações de telemetria, rastreio e comando (TT&C) e os centros de controle compõem o Segmento Controle. |
No Brasil o Centro de Rastreio e Controle de Satélites (CRC) é responsável pela operação do CBERS e compõe o seu Segmento Controle. Sua infraestrutura é composta pelo Centro de Controle de Satélites (CCS) localizado em São José dos Campos, e pelas estações terrenas de Cuiabá (MT) e de Alcântara (MA).
A operação e controle dos satélites do programa CBERS durante a fase de rotina - incluindo as manobras de ajuste de órbita para manter a fase apropriada - são efetuados ora pelo Brasil, ora pela China, em períodos alternados, de acordo com um programa unificado do Centro de Controle de Satélites de Xian (XSCC).
As funções relativas à programação das operações das câmeras dos satélites em resposta às solicitações dos usuários são efetuadas pelo Centro de Missão em Cachoeira Paulista. Entretanto, o elemento central de todas as operações relativas aos satélites CBERS e de seu controle de missão é o Centro de Controle de Satélite. As estações TT&C proveem o elo de ligação entre o pessoal de controle e o satélite, além de serem as estações usadas para aquisição dos dados brutos do sistema de coleta de dados do CBERS, em banda S. |
O Centro de Controle de Satélites recebe uma variedade de informações do satélite que permite aos controladores manterem-se inteiramente informados sobre o status dos equipamentos do satélite, permitindo assim que executem as ações necessárias para assegurar seu correto funcionamento. Programas especiais para os computadores do Centro de Controle de Satélites permitem a troca de informações com o computador do satélite para programar seus instrumentos por meio de comandos armazenados para serem executados ao longo de muitas órbitas do satélite.
© Todas as imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte: CBERS/INPE – Divulgação.