CBERS-2B
Lançamento CBERS-2B19 de setembro de 2007Centro de Lançamento de Taiyuan, China |
O CBERS-2B, o terceiro satélite do Programa CBERS (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres), em cooperação com a China, foi lançado com sucesso às 0h26 (hora de Brasília) do dia 19 de setembro de 2007, utilizando o foguete Longa Marcha 4B. O lançamento ocorreu a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Taiyuan, localizado na província de Shanxi, na China.
O tempo total de voo até a injeção do CBERS em órbita foi de 12,5 minutos. O CBERS-2B foi lançado com seus transmissores ligados, permitindo assim que a estação de rastreio de Nanning, na China, mantivesse contato com o satélite desde antes de sua separação do último estágio do veículo lançador, até aproximadamente um minuto e meio após a abertura dos painéis solares, que aconteceu cerca de 14 minutos após o lançamento.
Montagem, Integração e Testes do CBERS 02B
As atividades de Montagem, Integração e Testes (AIT) foram conduzidas nas instalações do Laboratório de Integração e Testes (LIT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos. Essas etapas foram fundamentais para assegurar o funcionamento adequado e a confiabilidade do satélite em seu ambiente operacional. Após a conclusão dessas atividades, o satélite foi desmontado e transportado para as instalações da Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (CAST) em Pequim, China, onde foram novamente acoplados e realizados testes adicionais de integração e avaliações finais antes do lançamento.
© Todas as imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte: CBERS/INPE – Divulgação.