WorCAP-Art
O WorCAP se consolidou como um espaço fascinante de aprendizados e contribuições na ciência e tecnologia da comunidade do INPE, que inclusive não se limita ao nosso campus e nem mesmo aos arredores, sendo sempre convidativo a pessoas do mundo todo e de todas as idades, bastando ter brilho nos olhos diante da ciência. Sendo um ambiente feito de pessoas e para pessoas, sempre foi natural que cultura seja um outro pilar do evento, formando o junto à ciência e tecnologia o tripé que sustenta o WorCAP.
Levando isso em consideração, pela primeira vez em 23 anos de WorCAP nós abrimos espaço para fazer algo ligeiramente diferente e direcionado à cultura: sejam bem-vindos ao WorCAP Art, um concurso de ilustrações onde convidamos todos a explorar a sensibilidade artística que, mais do que nunca antes, é servida pelos avanços da ciência e tecnologia, mais proeminentemente hoje com os emergentes e polêmicos recursos baseados em inteligência artificial.
Nos últimos anos de WorCAP, tecnologias disruptivas em diversas áreas foram analisadas enquanto seus então estados-da-arte ultrapassavam a capacidade humana de cumprir determinadas tarefas, principalmente no que diz respeito à inteligência artificial, mas quando recursos como stable diffusion começaram a competir em concursos de arte, o conceito de arte e dignidade das obras criadas por humanos e por máquinas começaram a ser debatidos.
“Computadores fazem arte,
Artistas fazem dinheiro.
[...] Cientistas criam o novo.”
– Chico Science (1994).
Com isso, é com muita satisfação que estamos aqui mais uma vez explorando as fronteiras da tecnologia e decidimos quebrar uma regra não escrita dos concursos de ilustrações contemporâneos: convidamos todos a fazerem suas ilustrações, e o uso de recursos baseados em inteligência artificial está liberado.
"Um robô consegue compor uma sinfonia? Um robô consegue transformar uma tela em uma bela obra-prima?"
"... E você consegue?"
– Eu, Robô, de Isaac Asimov (1950).
Deem asas à criatividade, usem qualquer recurso que parecer conveniente e façam ilustrações dentro do tema CULTURA BRASILEIRA E CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
REGIMENTO:
1: DOS REQUISITOS DE PARTICIPAÇÃO
1.1. Para participar do concurso, o participante deve, no momento da inscrição do WorCAP, assinalar a participação no WorCAP Art.
1.2. A inscrição e participação no concurso não tem custo algum, sendo totalmente gratuito.
1.3. Para participar do concurso, o participante não precisa participar presencialmente do WorCAP, podendo participar do evento remotamente.
1.4. O participante não precisa ter uma ilustração pronta no momento da inscrição, nem mesmo declarar ideias de ilustração.
1.5. Para efetivamente participar do concurso, o participante deve submeter sua ilustração até o último dia do evento (15 de setembro).
1.5.1. O participante não precisa compor sua ilustração durante o WorCAP de fato (entre 11 e 15 de setembro), assim como nada o impede de assim fazê-lo desde que submeta sua ilustração a tempo de ser avaliada.
1.5.2. O participante pode submeter ilustrações realizadas antes do período do evento.
1.5.3. O participante pode submeter ilustrações que fizeram parte de outros concursos alheios ao WorCAP Art.
1.6. Toda e qualquer ilustração submetida deve ser de autoria do participante.
1.6.1. A ilustração pode ser realizada por mais de um artista, mas deve ser submetida por apenas um participante que a representa.
1.6.2. O uso de qualquer técnica de inteligência artificial, incluindo as do tipo "stable diffusion" (que recebem uma descrição em texto e as transformam em imagem), mantém reservada a autoria da obra a seu usuário.
1.7. Não há restrições de idade, localidade ou grau de instrução formal para participar do concurso.
1.8. O participante não precisa declarar a posse ou habilidade de uso de qualquer ferramenta, física ou computacional, para participar do concurso.
2: DO TEMA:
2.1. Todas as ilustrações devem seguir o tema CULTURA BRASILEIRA E CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
2.1.1. Fica entendido "cultura brasileira" entes folclóricos (personagens, locais, eventos, ideais, características estéticas e costumes) que compreendem o ethos da identidade brasileira, seja a nível nacional ou regional.
2.1.1.1. Os ditos personagens, locais, eventos e afins podem ser tanto reais (como personagens históricos) ou fantásticos (que remetem a lendas e afins).
2.1.1.2. Atributos sensíveis (que remetem à religiosidade, por exemplo) podem ser abordados, desde que de forma respeitosa.
2.1.2. Fica entendido como "ciência e tecnologia" conceitos, ferramentas e ideais, práticos e/ou estéticos, que compreendem o desenvolvimento científico, suas causas e suas consequências.
2.1.2.1. Tais atributos não precisam necessariamente remeter à ideia contemporânea de ciência e tecnologia avançada ou futurismo, nem se restringir a coisas reais, de modo que os participantes são livres para explorar o campo da ficção científica.
3: DA COMPOSIÇÃO DAS ILUSTRAÇÕES:
3. A ilustração deve ser disponibilizada em forma de imagem, em qualquer formato convencional (PNG, JPG, etc).
3.1. A ilustração não precisa necessariamente ser gerada ou composta a partir de recursos digitais, podendo ser composta em ambiente real e virtualizada por meio de fotografia digital ou escaneamento, por exemplo.
3.2. A obra pode ser composta por qualquer meio concebível, desde que possa ser enfim redutível
ou transformada em uma ilustração.
3.2.1. Esculturas e demais artes em 3D, dentre outros formatos, serão avaliadas a partir da fotografia ou renderização.
3.2.2. Qualquer meio será aceito, incluindo ilustrações feitas em tela, caderno, folhas de papel, murais, etc, desde que convertido em uma imagem digital.
3.3. A obra pode ser composta por qualquer técnica e/ou conjunto de técnicas, analógicas e digitais.
3.3.1. O uso de técnicas e recursos considerados inteligência artificial está completamente prevista e liberada, bem como o autor tem a liberdade de escolher fazer uso de nenhuma dessas tecnologias.
3.3.2. É prevista inclusive a geração de imagens a partir de inteligência artificial e correção manual, bem como geração manual de imagens com correção por inteligência artificial.
4: DA SUBMISSÃO E FILTRAGEM DE CONTEÚDO:
4. O participante deve submeter sua ilustração até o momento da avaliação final das obras, no último dia do evento (15 de setembro).
4.1. Cada ilustração submetida será avaliada pelo comitê organizador quanto à adequação ao concurso.
4.1.1. Dentre os pontos observados durante a filtragem, considera-se a adequação ao tema e a presença de mensagens de ódio ou conteúdo sexual explícito, dentre outros atributos que possam ser considerados inadequados ao concurso.
4.1.1.1. Se a ilustração for desclassificada durante o processo de filtragem, o autor será notificado do motivo da desclassificação.
4.1.1.2. Após a desclassificação da ilustração, o participante pode submeter uma nova ilustração.
4.1.1.3. Não há limites de quantas vezes o participante pode ter suas ilustrações rejeitadas.
4.1.1.4. Qualquer desclassificação de ilustração não influencia na aceitação ou desempenho das ilustrações posteriormente submetidas.
4.2. Uma vez submetida e aceita, e o WorCAP tenha iniciado (dia 11 de setembro), a ilustração não pode ser modificada ou substituída.
4.3. Caso o participante não tenha uma ilustração aceita no momento em que o período de submissões for encerrado, ele será desclassificado.
4.4. Ao ser desclassificado, o participante deixa o concurso sem nenhum tipo de dívida.
5: DA EXPOSIÇÃO DAS ILUSTRAÇÕES
5. As ilustrações participantes serão expostas no evento a partir de recursos multimídia locais e nas redes sociais do WorCAP.
5.1. Os recursos multimídia incluem (mas não se restringem a) apresentação rotativa de imagens em formato de slide em telões e transmissão via internet, durante os intervalos entre palestras, minicursos e afins.
5.2. A exposição de cada ilustração inclui a identificação dos autores, por nome próprio, nome do grupo ou pseudônimo.
6: DA AVALIAÇÃO:
6.1. A definição da ilustração vencedora será a partir de avaliação pública entre os participantes do WorCAP.
6.2. Durante a votação, é esperado que seja levado em consideração 1) estética, 2) didática, 3) mensagem, 4) técnica, 5) adequação ao tema.
6.2.1. Com "estética" deve ser levado em consideração a beleza da obra – o quão bela, de forma objetiva ou contraditória, é a obra.
6.2.2. Com "didática" deve ser levado em consideração o que e quanto se pode aprender com a obra.
6.2.3. Com "mensagem" deve ser levado em consideração qual a mensagem e o quão intrigante é a forma que ela é entregue na obra.
6.2.4. Com "técnica" deve ser levado em consideração como as técnicas empregadas contribuem para a estética, didática e mensagem.
6.2.4.1. A avaliação deste atributo não deve ponderar as técnicas e recursos que foram empregadas, mas sim sobre como seus usos contribuem para cumprir o propósito da obra.
6.2.5. Com "adequação ao tema", deve ser levado em consideração o tema CULTURA BRASILEIRA E CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
6.3. A composição da nota de cada ilustração será a média das notas dos cinco pontos observados.
6.4. A ilustração vencedora será a com a maior média geral dentre todas as ilustrações.
7: DA PREMIAÇÃO:
7. O participante autor (ou representante) da obra melhor avaliada será premiado com brindes exclusivos confeccionados manualmente pelo comitê de arte do WorCAP, incluindo caneca, camiseta e troféu.
7.1. Está previsto premiação para apenas uma pessoa, independente se o participante é um autor único ou representante de um grupo de artistas responsáveis pela autoria da obra.
7.2. A ilustração vencedora será registrada na Biblioteca do INPE, gerando assim registro que pode ser catalogado como obra de arte na Plataforma Lattes.
7.3. A ilustração será impressa em formato de pôster e exposta no Laboratório Associado de Computação e Matemática Aplicada do INPE, devidamente titulada como vencedora do WorCAP Art 2023.
8: DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:
8.1. A autoria de todas as obras submetidas ao evento ficam reservadas inteiramente aos participantes que as submeteram.
8.2. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, bem como o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Governo Federal, não se responsabilizam pelas obras submetidas para o concurso.
8.3. A escolha da ilustração vencedora fica a cargo da avaliação dos participantes do evento que a elegem, voluntariamente e sem nenhum benefício legal ou financeiro, ficando o comitê organizador isento dos resultados das votações.
8.4. A avaliação das ilustrações é sigilosa.
F.A.Q.:
Q: Cultura brasileira e Ciência e Tecnologia. O que vocês querem dizer com isso?
R: A cultura brasileira é muito rica e diversa: basta olhar para cada região, cada estado, e podemos vislumbrar uma miríade de atributos folclóricos, históricos e fantásticos que compõem o ethos de nossa identidade nacional. Use a imaginação e reimagine aquela lenda que você escutava quando criança, ou aquele seu episódio histórico favorito, banhado em alta tecnologia (seja de hoje ou de outrora, de ontem ou amanhã). Será que aquele personagem histórico, decerto lendário, que muitos muito admiram (incluindo você, de repente) fazia ciência? Ou que tal explorar as fronteiras do que seria magia e o que seria tecnologia? Use a imaginação, a criatividade... e faça as perguntas certas.
Q: O uso de inteligência artificial é permitido, mas é obrigatório?
R: Não. Você pode usar qualquer recurso para criar a ilustração, podendo usar tanto apenas recursos de IA como também nenhuma IA, e inclusive mesclar recursos tradicionais com IA.
Q:Usar ou não recursos de inteligência artificial influencia no julgamento da ilustração?
R: Não. Ainda que seja necessário informar se a ilustração fez uso de tais recursos e encorajamos que sejam fornecidos detalhes e curiosidades sobre a composição da obra, isso não é algo que fará parte da avaliação; o fato da ilustração usar recursos de IA ou não será por nós objetivamente tornado público apenas após a definição dos resultados, para fins de estatística – afinal, somos cientistas – e os detalhes que poderão ser fornecidos têm o objetivo de complementar a apreciação artística – e clarificar a mensagem pretendida.
Q: A arte deve ser digital?
R: No que diz respeito à sua visualização e distribuição, sim, mas não precisa ser necessariamente feita em um computador; você pode criar a ilustração em qualquer meio que lhe parecer conveniente – incluindo telas de pintura, cadernos, muros etc – e depois escaneá-la ou fotografá-la, e pode inclusive editá-la digitalmente depois disso. Só pedimos que criem a ilustração de forma segura e dentro dos conformes legais.
Q: Qualquer arte vale?
R: Falando de modo geral, sim. Desde que respeite as regras de adequação quanto ao tema do concurso e seja adequado para o público, mantendo respeito; não obstante, todas as imagens serão submetidas a um processo de filtragem.
Q: No que consiste o processo de filtragem da ilustração?
R: Cada ilustração submetida será avaliada pelo comitê organizador, que irá filtrar obras consideradas inadequadas. Motivos que causam desclassificação incluem (mas não se restringem a): inadequação ao tema do concurso, mensagens de ódio e sexualização explícita. Se a ilustração for desclassificada, o autor da obra será notificado quanto ao motivo e poderá submeter uma nova ilustração; ter obras desclassificadas não influencia na participação com outras obras. Tenha sempre em mente que a ilustração será exposta em um local público e aberto a todas as idades.
Q: Posso submeter várias ilustrações?
R: Cada participante irá concorrer com apenas uma ilustração. Novas submissões só serão aceitas em caráter substitutivo em caso de desclassificação da ilustração durante o processo de filtragem inicial, por exemplo.
Q:A ilustração deve ser de autoria de apenas uma pessoa?
R: Não, a ilustração pode ser de autoria de várias pessoas. No entanto, os prêmios contemplarão apenas uma pessoa.
Q: O que eu tenho a perder?
R: Nada.
Q: O que eu tenho a ganhar?
R: No mínimo, uma ilustração e tudo que a compele – de repente uma obra de arte. A ilustração vencedora garante brindes exclusivos, o registro da obra na Biblioteca do INPE – você pode incluir isso no seu Lattes – e a exposição dela como pôster no coração da CAP no INPE, titulada como campeã do WorCAP Art 2023.
Q: Como será a avaliação?
R: Quem estiver participando do WorCAP vai poder apreciar sua obra (e a dos demais participantes), e poderá avaliá-la. Vence a obra que atingir a melhor média nas avaliações.
Q: Há restrição de idade ou localidade?
R: Não há restrições: artistas de todas as idades e de todos os lugares são bem-vindos a participar e apreciar.