WorCAP-Art
Ciência, tecnologia e cultura: esse tem sido o tripé que sustentou os 23 anos de WorCAP desde sua primeira edição, divulgando e discutindo a ciência e tecnologia desenvolvida e fomentada aqui e em qualquer outro lugar, e como isso impacta a sociedade.
No ano passado, tivemos a satisfação de propor mais uma ideia para alimentar essa parte cultural: o WorCAP Art, um concurso de ilustrações que se aproveita da liberdade de se usar qualquer recurso a seu alcance para criar sua arte, incluindo inteligência artificial -- que, depois de um ano, se tornaram ainda mais acessíveis e competentes. Como resultado, tivemos artistas (inclusive de primeira viagem) submetendo ilustrações muito belas (inclusive com uma orgulhosamente exposta abaixo e em nossa biblioteca) e discussões interessantes sobre arte, criatividade e tecnologia.
Conjunção entre Tecnologia e Arte, por Papaco
Voltamos aqui para o WorCAP 2024 novamente com mais uma edição do WorCAP Art. As regras são as mesmas -- vale tudo para criar sua ilustração --, e o tema deste ano vai ser CIÊNCIA COTIDIANA - livre para a sua interpretação sobre seja lá o que você entenda sobre isso.
Leia o regimento.
F.A.Q.:
Q: Ciência cotidiana... O que vocês querem dizer com isso?
R: A ciência faz parte do nosso dia a dia, dentro e fora dos institutos de pesquisa. O WorCAP é aberto a pessoas que estão tanto dentro e fora do meio científico e acadêmico – ainda que notavelmente atraia a presença do primeiro grupo. Quem se diz cientista vive isso não apenas diante de instrumentos de pesquisa e experimentação, mas também em discussões e demais atividades que são tão naturais e humanas quanto qualquer coisa em qualquer ambiente além do dito ambiente científico; e a recíproca é verdadeira, onde aqueles que não diriam ser cientistas realizam em seu dia a dia coisas que, por definição são, sim, bem científicas. Então pense nisso: o que será que aqueles cientistas que você admira estavam discutindo antes de chegar com alguma ideia mirabolante e revolucionária? Ou você pode ainda se lembrar de algum momento em que você ou algum conhecido estava fazendo algo completamente mundano e tenha pensado “se isso não for ciência, eu não sei o que é”.
Mas a melhor parte disso tudo é que a definição que você interpreta sobre “ciência cotidiana” pode fugir disso tudo. Sinta-se livre para surpreender.
Q: O uso de inteligência artificial é permitido, mas é obrigatório?
R: Não. Você pode usar qualquer recurso para criar a ilustração, podendo usar tanto apenas recursos de IA como também nenhuma IA, e inclusive mesclar recursos tradicionais com IA.
Q: Usar ou não recursos de inteligência artificial influencia no julgamento da ilustração?
R: Não. Ainda que seja necessário informar se a ilustração fez uso de tais recursos e encorajamos que sejam fornecidos detalhes e curiosidades sobre a composição da obra, isso não é algo que fará parte da avaliação; o fato da ilustração usar recursos de IA ou não será por nós objetivamente tornado público apenas após a definição dos resultados, para fins de estatística – afinal, somos cientistas – e os detalhes que poderão ser fornecidos têm o objetivo de complementar a apreciação artística – e clarificar a mensagem pretendida.
Q: A arte deve ser digital?
R: No que diz respeito à sua visualização e distribuição, sim, mas não precisa ser necessariamente feita em um computador; você pode criar a ilustração em qualquer meio que lhe parecer conveniente – incluindo telas de pintura, cadernos, muros etc – e depois escaneá-la ou fotografá-la, e pode inclusive editá-la digitalmente depois disso.
Só pedimos que criem a ilustração de forma segura e dentro dos conformes legais.
Q: Qualquer arte vale?
R: Falando de modo geral, sim. Desde que respeite as regras de adequação ao público, mantendo respeito; não obstante, todas as imagens serão submetidas a um processo de filtragem.
Q: No que consiste o processo de filtragem da ilustração?
R: Cada ilustração submetida será avaliada pelo comitê organizador, que irá filtrar obras consideradas inadequadas. Motivos que causam desclassificação incluem (mas não se restringem a): mensagens de ódio e sexualização explícita.
Se a ilustração for desclassificada, o autor da obra será notificado quanto ao motivo e poderá submeter uma nova ilustração; ter obras desclassificadas não influencia na participação com outras obras. Tenha sempre em mente que a ilustração será exposta em um local público e aberto a todas as idades.
Q: Posso submeter várias ilustrações?
R: Cada participante irá concorrer com apenas uma ilustração. Novas submissões só serão aceitas em caráter substitutivo em caso de desclassificação da ilustração durante o processo de filtragem inicial, por exemplo.
Q: A ilustração deve ser de autoria de apenas uma pessoa?
R: Não, a ilustração pode ser de autoria de várias pessoas. No entanto, os prêmios contemplarão apenas uma pessoa.
Q: O que eu tenho a perder?
R: Nada.
Q: O que eu tenho a ganhar?
R: No mínimo, uma ilustração e tudo que a compele – de repente uma obra de arte. A ilustração vencedora garante brindes exclusivos, o registro da obra na Biblioteca do INPE – você pode incluir isso no seu Lattes – e a exposição dela como pôster na biblioteca do INPE, titulada como campeã do WorCAP Art 2024.
Q: Como será a avaliação?
R: Quem estiver participando do WorCAP vai poder apreciar sua obra (e a dos demais participantes), e poderá avaliá-la. Vence a obra que sair melhor nas avaliações.
Q: Há restrição de idade ou localidade?
R: Não há restrições: artistas de todas as idades e de todos os lugares são bem-vindos a participar e apreciar.
REGIMENTO:
1: DOS REQUISITOS DE PARTICIPAÇÃO
1.1 Para participar do concurso, o participante deve, no momento da inscrição do WorCAP, assinalar a participação no WorCAP Art.
1.2. A inscrição e participação no concurso não tem custo algum, sendo totalmente gratuito.
1.3. Para participar do concurso, o participante não precisa participar presencialmente do WorCAP, podendo participar do evento remotamente.
1.4. O participante não precisa ter uma ilustração pronta no momento da inscrição, nem mesmo declarar ideias de ilustração.
1.5. Para efetivamente participar do concurso, o participante deve submeter sua ilustração até o último dia do evento (13 de setembro).
1.5.1. O participante não precisa compor sua ilustração durante o WorCAP de fato (entre 11 e 13 de setembro), assim como nada o impede de assim fazê-lo desde que submeta sua ilustração a tempo de ser avaliada.
1.5.2. O participante pode submeter ilustrações realizadas antes do período do evento.
1.5.3. O participante pode submeter ilustrações que fizeram parte de outros concursos alheios ao WorCAP Art.
1.6. Toda e qualquer ilustração submetida deve ser de autoria do participante.
1.6.1. A ilustração pode ser realizada por mais de um artista, mas deve ser submetida por apenas um participante que a representa.
1.6.2. O uso de qualquer técnica de inteligência artificial, incluindo as do tipo "stable diffusion" (que recebem uma descrição em texto e as transformam em imagem), mantém reservada a autoria da obra a seu usuário.
1.7. Não há restrições de idade, localidade ou grau de instrução formal para participar do concurso.
1.8. O participante não precisa declarar a posse ou habilidade de uso de qualquer ferramenta, física ou computacional, para participar do concurso.
2: DO TEMA:
2.1. Todas as ilustrações devem seguir o tema CIÊNCIA COTIDIANA.
2.1.1. Fica livre à interpretação ao artista o que seria entendido como “ciência cotidiana”; consideramos, a priori, que o tema possa ser interpretado, por exemplo, como o dia a dia dos cientistas em toda a sua excentricidade ou mesmo atos científicos de pessoas em seu cotidiano em situações perceptíveis como “nada científico”.
2.1.1.1. Atributos sensíveis (que remetem à religiosidade, por exemplo) podem ser abordados, desde que de forma respeitosa.
2.1.2. Ideais e atributos que dizem respeito à ciência não precisam necessariamente remeter à ideia contemporânea de ciência e tecnologia avançada ou futurismo, nem se restringir a coisas reais, de modo que os participantes são livres para explorar o campo da ficção científica.
3: DA COMPOSIÇÃO DAS ILUSTRAÇÕES:
3. A ilustração deve ser disponibilizada em forma de imagem, em qualquer formato convencional (PNG, JPG, etc).
3.1. A ilustração não precisa necessariamente ser gerada ou composta a partir de recursos digitais, podendo ser composta em ambiente real e virtualizada por meio de fotografia digital ou escaneamento, por exemplo.
3.2. A obra pode ser composta por qualquer meio concebível, desde que possa ser enfim redutível ou transformada em uma ilustração.
3.2.1. Esculturas e demais artes em 3D, dentre outros formatos, serão avaliadas a partir da fotografia ou renderização.
3.2.2. Qualquer meio será aceito, incluindo ilustrações feitas em tela, caderno, folhas de papel, murais, etc, desde que convertido em uma imagem digital.
3.3. A obra pode ser composta por qualquer técnica e/ou conjunto de técnicas, analógicas e digitais.
3.3.1. O uso de técnicas e recursos considerados inteligência artificial está completamente prevista e liberada, bem como o autor tem a liberdade de escolher fazer uso de nenhuma dessas tecnologias.
3.3.2. É prevista inclusive a geração de imagens a partir de inteligência artificial e correção manual, bem como geração manual de imagens com correção por inteligência artificial.
4: DA SUBMISSÃO E FILTRAGEM DE CONTEÚDO:
4. O participante deve submeter sua ilustração até o momento da avaliação final das obras, no último dia do evento (13 de setembro).
4.1. Cada ilustração submetida será avaliada pelo comitê organizador quanto à adequação ao concurso.
4.1.1. Dentre os pontos observados durante a filtragem, considera-se a adequação ao tema e a presença de mensagens de ódio ou conteúdo sexual explícito, dentre outros atributos que possam ser considerados inadequados ao concurso.
4.1.1.1. Se a ilustração for desclassificada durante o processo de filtragem, o autor será notificado do motivo da desclassificação.
4.1.1.2. Após a desclassificação da ilustração, o participante pode submeter uma nova ilustração.
4.1.1.3. Não há limites de quantas vezes o participante pode ter suas ilustrações rejeitadas.
4.1.1.4. Qualquer desclassificação de ilustração não influencia na aceitação ou desempenho das ilustrações posteriormente submetidas.
4.2. Uma vez submetida e aceita, e o WorCAP tenha iniciado (dia 11 de setembro), a ilustração não pode ser modificada ou substituída.
4.3. Caso o participante não tenha uma ilustração aceita no momento em que o período de submissões for encerrado, ele será desclassificado.
4.4. Ao ser desclassificado, o participante deixa o concurso sem nenhum tipo de dívida.
5: DA EXPOSIÇÃO DAS ILUSTRAÇÕES
5. As ilustrações participantes serão expostas no evento a partir de recursos multimídia locais e nas redes sociais do WorCAP.
5.1. Os recursos multimídia incluem (mas não se restringem a) apresentação rotativa de imagens em formato de slide em telões e transmissão via internet, durante os intervalos entre palestras, minicursos e afins.
5.2. A exposição de cada ilustração inclui a identificação dos autores, por nome próprio, nome do grupo ou pseudônimo.
6: DA AVALIAÇÃO:
6.1. A definição da ilustração vencedora será a partir de avaliação pública entre os participantes do WorCAP.
6.2. A votação será realizada de forma simples, onde cada avaliador deve dar uma nota única para cada ilustração. Durante a votação, é esperado que seja levado em consideração, de forma fundamentalmente subjetiva, 1) estética, 2) didática, 3) mensagem, 4) técnica, 5) adequação ao tema.
6.2.1. Com "estética" deve ser levado em consideração a beleza da obra – o quão bela, de forma objetiva ou contraditória, é a obra.
6.2.2. Com "didática" deve ser levado em consideração o que e quanto se pode aprender com a obra.
6.2.3. Com "mensagem" deve ser levado em consideração qual a mensagem e o quão intrigante é a forma que ela é entregue na obra.
6.2.4. Com "técnica" deve ser levado em consideração como as técnicas empregadas contribuem para a estética, didática e mensagem.
6.2.4.1. A avaliação deste atributo não deve ponderar as técnicas e recursos que foram empregadas, mas sim sobre como seus usos contribuem para cumprir o propósito da obra.
6.2.5. Com "adequação ao tema", deve ser levado em consideração o tema CIÊNCIA COTIDIANA.
6.3. A ilustração vencedora será a com a maior nota acumulada dentre todas as ilustrações.
7: DA PREMIAÇÃO:
7. O participante autor (ou representante) da obra melhor avaliada será premiado com brindes exclusivos confeccionados manualmente pelo comitê de arte do WorCAP, incluindo caneca, camiseta e troféu, além da exposição da ilustração na biblioteca do INPE.
7.1. Está previsto premiação para apenas uma pessoa, independente se o participante é um autor único ou representante de um grupo de artistas responsáveis pela autoria da obra.
7.2. A ilustração vencedora será registrada na Biblioteca do INPE, gerando assim registro que pode ser catalogado como obra de arte na Plataforma Lattes.
7.3. A ilustração será impressa em formato de pôster e exposta na biblioteca do INPE, devidamente titulada como vencedora do WorCAP Art 2024.
8: DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:
8.1. A autoria de todas as obras submetidas ao evento ficam reservadas inteiramente aos participantes que as submeteram.
8.2. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, bem como o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Governo Federal, não se responsabilizam pelas obras submetidas para o concurso.
8.3. A escolha da ilustração vencedora fica a cargo da avaliação dos participantes do evento que a elegem, voluntariamente e sem nenhum benefício legal ou financeiro, ficando o comitê organizador isento dos resultados das votações.
8.4. A avaliação das ilustrações é sigilosa.