Conhecendo o Centro de Estudo e Monitoramento do Clima Espacial (EMBRACE)
DESCRIÇÃO
O Programa Embrace, sigla para “Estudo e Monitoramento BRAsileiro de Clima Espacial”, é uma iniciativa do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) criada em 2007 para monitorar o clima espacial e seus impactos na Terra. Desde 2008, o Embrace é o Centro de Alerta Regional do Brasil para Previsão do Clima Espacial, integrando a International Space Environment Services (ISES), uma rede internacional que monitora e propõe estratégias para proteger sistemas tecnológicos de possíveis impactos causados por fenômenos espaciais.
O clima espacial pode afetar diversos sistemas que usamos diariamente, como telecomunicações por satélite, sistemas de navegação aérea (GNSS), segurança de voo, grandes redes de energia e a operação de satélites. O Embrace/INPE atua ativamente nesses setores, sendo responsável pela previsão de fenômenos espaciais que podem interferir em atividades econômicas no Brasil.
O programa também tem uma função global, sendo um dos cinco países no mundo que fornecem mapas da ionosfera a cada 10 minutos, ajudando a melhorar os modelos globais de previsão. Além disso, o Embrace é o interlocutor oficial do Brasil na Organização Meteorológica Mundial (OMM) em questões relacionadas ao clima espacial, contribuindo para o desenvolvimento de novas regras internacionais para a aviação civil.
Com um forte impacto científico e tecnológico, o Programa Embrace apoia decisões estratégicas de governo, agências reguladoras e empresas brasileiras, garantindo que o Brasil esteja preparado para os desafios trazidos pelo clima espacial.
Horário:
13h30 - 13h50 |
14h00 - 14h20 |
14h30 - 14h50 |
15h00 - 15h20 |
15h30 - 15h50 |
Duração: 20 minutos
Vagas: 20
Local: Prédio do CEA II