CubeDesign Virtual 2022
Online, outubro a dezembro de 2022
O CubeDesign
O CubeDesign é uma competição latino-americana de desenvolvimento de pequenos satélites.
Percebendo a necessidade de uma aproximação com a sociedade, para ressaltar a importância das atividades espaciais, os docentes e alunos de Pós-graduação em Engenharia e Tecnologia Espaciais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais criaram o CubeDesign. E assim, através da competição, os participantes, poderiam buscar as ferramentas necessárias para desenvolverem um satélite e buscar informações sobre a área espacial.
Se de um lado, o CubeDesign, a exemplo de outras competições de engenharia, estimula o desenvolvimento de habilidades profissionais essenciais, por outro lado, gera a curiosidade das pessoas na competição, atraindo cada vez mais público para conhecer um pouco mais sobre a importância da área espacial para a sociedade.
Essa iniciativa permite a aproximação entre os tradicionais atores do programa espacial com a nova geração, interessada no desenvolvimento de pequenos satélites.
Devido a pandemia do coronavírus, o CubeDesign vai continuar sendo de modo online, em que será realizada a segunda edição do CubeDesign Virtual.
Relevância
Todas as categorias do CubeDesign foram estabelecidas de modo a aproximar os competidores à área espacial espaciais.
Na competição virtual as categorias CubeSat e CanSat terão a oportunidade de desenvolver atividades de Modelagem e Simulação de Sistemas Espaciais, fundamentais para análise de uma missão espacial.
As atividades do CubeDesign Virtual 2022 estão distribuídas em 3 categorias.
CubeSat - Destinada a estudantes de graduação e pós-graduação de qualquer área de ensino;
CanSat - Destinada a estudantes de ensino médio, técnico e graduação de qualquer área de ensino;
DataScience - Destinada a estudantes de ensino médio, técnico e graduação de qualquer área de ensino;
Missão Espacial Proposta
A missão RaioSat visa desenvolver tecnologia nacional para detecção de descargas atmosféricas em baixa órbita utilizando técnica de detecção ótica combinada com a técnica de detecção em frequência VHF. A inovação do projeto consiste em implementar a missão em um nanossatélite capaz de geolocalizar e fornecer dados mais completos de descargas atmosféricas que as atuais missões em operação, as quais são satélites de médio e grande porte e detectam apenas pulsos óticos dos eventos, sem nenhuma informação adicional. A etapa consiste na validação da tecnologia de detecção com um único nanossatélite, através da comparação das informações com os dados existentes da rede de monitoramento de solo atualmente em operação no INPE. No futuro, prevê-se a implementação de uma constelação de nanossatélites, a qual permitirá a cobertura contínua de todo o território nacional, obtendo-se dados de descargas atmosféricas em tempo real e com eficiência de detecção homogênea, atendendo às diversas demandas da sociedade.
As dúvidas serão recebidas e respondidas através do site e respondidas no período. Assim, todas as equipes terão acesso às perguntas e respostas que surgirem, democratizando o acesso à informação.
No CubeDesign Virtual 2022, o número de vagas será limitado. Serão admitidas 20 equipes em cada uma das categorias listadas acima, a serem preenchidas por ordem cronológica de inscrição.