Sessões e Local do Evento
A XIII COLAGE ocorrerá no Auditório Fernando de Mendonça, do Laboratório de Integração e Testes – LIT, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, em São José dos Campos – SP.
A Geofísica Espacial envolve os estudos dos efeitos do Sol no Meio Interplanetário, nos Planetas e Cometas. Ela considera a variabilidade solar e seu impacto na Terra, e como isso afeta a operação confiável dos sistemas espaciais e a compreensão dos processos envolvidos nas Mudanças Climáticas Globais. Vários grupos de pesquisa na América Latina têm feito contribuições significativas para a geofísica espacial, complementando esforços teóricos e experimentais, além de colaborar em campanhas científicas como parte de programas internacionais. A lista provisória de sessões científicas é apresentada nas seguintes subseções.
1. Clima Espacial
Organizador Principal da Seção: Americo Gonzalez Esparsa, UNAM, México
Co-Organizador da Seção: Sergio Dasso, UBA, Argentina
Co- Organizador da Seção: Clezio De Nardin, INPE, Brasil
Interação Sol-Planetas e Clima Espacial: Esta seção é dedicada principalmente a todas as contribuições relacionadas à interação Sol-Planetas e Clima Espacial. Entre os tópicos abordados (mas não limitados a) estão monitoramento, análise e modelagem, compreensão e previsão do estado do Sol, os ambientes interplanetários e planetários, a radiação no nível do solo, as perturbações solares e não solares que os afetam, e previsão e projeção dos possíveis impactos nos sistemas biológicos e tecnológicos, entre outros ativos. Além disso, incentivamos fortemente novas contribuições em instrumentação e redes de instrumentos (especialmente na América Latina), bem como o desenvolvimento de novos métodos e procedimentos na área de Ciência de Dados aplicada ao Clima Espacial.
Palestrantes Convidados confirmados:
- Mamoru ISHII (mishii@nict.go.jp) – Japão.
- Joaquim E.R. Costa (joaquim.costa@inpe.br) (como palestrante convidado) – Brasil.
2. Ionosfera e Alta Atmosfera
Organizador Principal da Seção: Marco Milla, PUCP, Peru
Co-Organizadora da Seção: Ana Paulino, UEPB, Brasil
Co-Organizador da Seção: Christiano Brum, Arecibo, EUA
Co-Organizadora da Seção: Láysa Resende, INPE - CBJLSW, Brasil
Co-Organizadora da Seção: Maria Graciela Molina, UNT, Argentina
Os fenômenos que ocorrem na ionosfera e na alta atmosfera podem afetar a propagação das ondas de rádio nesses meios. Assim, as irregularidades do plasma e as perturbações atmosféricas em diferentes altitudes têm impacto no desempenho da comunicação por satélite, navegação e outros sistemas tecnológicos. Nesta sessão, serão aceitas contribuições relacionadas ao estudo da mesosfera, termosfera e ionosfera em diferentes latitudes do setor americano, incluindo estudos observacionais (terrestres e espaciais), teóricos, de simulação e de modelagem. Contribuições relacionadas ao acoplamento entre a baixa atmosfera e a ionosfera, aplicações de aprendizado de máquina, estudos de tendências de longo prazo e desenvolvimento ou implantação de instrumentação são especialmente bem-vindas.
Palestrantes Convidados confirmados:
- Fabiano Rodrigues (fabiano@utdallas.edu) – Estados Unidos
- Federico Conte (conte@iap-kborn.de) – Argentina
- Angela Santos (angela.santos@inpe.br) – Brasil
3. Física Solar, Heliosfera e Raios Cósmicos
Organizador Principal da Seção: Jean Carlo Santos, UTFPR, Brasil
Co-Organizadora da Seção: Alessandra Pacini, CU-CIRES/NOAA-NCEI, USA
Nesta sessão serão aceitas contribuições em estudos teóricos, numéricos e observacionais da Física Solar, Héliosfera e Raios Cósmicos. O foco da sessão é possibilitar discussões relacionadas a novos resultados e técnicas, bem como promover colaborações científicas entre a comunidade. Portanto, esta sessão também é um local para aumentar a conscientização e as preocupações com dados, modelos e interpretações atuais dos processos físicos relacionados. Além disso, incentivamos fortemente novas contribuições sobre a aplicação de métodos e procedimentos de IA/ML e ciência de dados no campo da Física Solar, Héliosfera e dos Raios Cósmicos.
Palestrantes Convidados confirmados:
FÍSICA SOLAR:
HELIOSFERA/RAIOS CÓSMICOS:
4. Vento Solar, Magnetosfera e Geomagnetismo
Organizador Principal da Seção: Marcos Vinicius Dias Silveira, Contrato Independente, Brasil
Co-Organizador da Seção: Ramón Caraballo, UNAM, México
O campo magnético da Terra varia em uma escala temporal de quase sete ordens de magnitude, desde sua variação secular, em escalas de milhares a milhões de anos, até segundos no caso de pulsações geomagnéticas. O estudo do campo magnético da Terra despertou o interesse da comunidade científica desde o início do século XVI. A observação contínua da evolução secular pode fornecer pistas para entender a dinâmica do processo de dínamo no núcleo externo da Terra. Por outro lado, suas rápidas variações no tempo constituem uma das principais entradas para estudos de Clima Espacial e fenômenos de acoplamento magnetosfera-ionosfera. O campo magnético interplanetário (Interplanetary Magnetic Field - IMF) atua como o principal driver externo para distúrbios magnetosféricos. Importante transferência e transporte de energia ocorrem durante a interação do vento solar com os sistemas de correntes da magnetosfera. A energia solar em várias formas pode se propagar na magnetosfera e na ionosfera. Esta seção é dedicada às contribuições na área de geomagnetismo e todos os fenômenos relacionados à evolução e interações entre os campos magnéticos do Sol e da Terra. Todas as contribuições relacionadas às pesquisas da física do dínamo magnético, a evolução temporal do campo magnético interno e externo, prospecção do campo crustal e modelagem em todas as escalas, dínamo solar, heliosismologia, campo magnético interplanetário, reconexão magnética, eventos transitórios, fenômenos de magnetopausa e bow choque são bem-vindas. Adicionalmente, encorajamos fortemente novas contribuições no campo da instrumentação geomagnética, bem como o desenvolvimento de novos métodos e procedimentos no campo das disciplinas de Data Science aplicadas ao geomagnetismo e Previsão.
Palestrantes Convidados confirmados:
- Dr. David Sibeck (david.g.sibeck@nasa.gov) of NASA/GSFC, EUA, “Science Applications for Soft X-ray Imaging Missions”
- Dr. Gelvam Hartmann (gelvam@ige.unicamp.br) do Instituto de Geociências da UNICAMP
5. Física de Plasmas Espaciais e Processos Não Lineares na Geofísica Espacial
Organizador Principal da Seção: Juan Alejandro Valdivia, UCHILE, Chile
Co-Organizador da Seção: Abraham Chian, Un. Adelaide, Australia
Co-Organizador da Seção: Daniel Gomez, UBA, Argentina
São bem vindas as contribuições sobre estudos teóricos, numéricos e observacionais de processos não lineares fundamentais em plasmas espaciais e geofísica espacial. Será dada ênfase a novas ideias, novas formulações, novas técnicas de simulação e análise de dados e de revisão de velhos problemas com novas estratégias.
Palestrante Convidado:
- Breno Raphaldini (Boulder, CO)