Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Uma chamada conjunta para propostas de pesquisa colaborativa foi anunciada pela FAPESP Brasil e pela Agence Nationale de la Recherche (ANR), a agência nacional de financiamento à pesquisa da França em 2021 sob o acordo conjunto FAPESP-ANR. O INPE e o IOUSP do Brasil e o LOG da França apresentaram a proposta "COCOBRAZ: Caracterização da evolução da qualidade biogeoquímica das águas costeiras brasileiras nas últimas duas décadas a partir da observação por satélite: impacto das forçantes naturais e antropogênicas" que foi concedida em
abril de 2022.
No âmbito do projeto COCOBRAZ, um segundo curso de treinamento/capacitação em "Óptica Marinha e Sensoriamento Remoto da Cor do Oceano" será oferecido em julho de 2025. A primeira edição foi realizada em julho de 2023 na base da Universidade de São Paulo, em Ubatuba, São Paulo. O objetivo desse curso é apresentar informações fundamentais e práticas sobre esses tópicos, a fim de promover e facilitar o uso do potencial agora oferecido pelas observações da "cor do oceano" para apoiar uma variedade de projetos e atividades de pesquisa científica (aplicada ou básica) dedicadas a uma diversidade de campos, desde a biogeoquímica oceânica até a gestão costeira ou monitoramento da pesca.
Essa segunda escola de inverno também se beneficiará do apoio do Institut de Recherche pour le Développement (IRD) e do International Joint Laboratory TAPIOCA (https://tapioca.ird.fr/), bem como da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do CEPENE-ICMBio.