Notícias
Servidores do INPE são homenageados na Cerimônia de 30 anos da AEB
Membros da mesa - Cerimônia de 30 anos da AEB.
Em 22 de fevereiro o Diretor do INPE, Clezio Marcos De Nardin participou da cerimônia de comemoração dos 30 anos da Agência Espacial Brasileira (AEB), realizada no Auditório Wladimir Murtinho, no Palácio do Itamaraty, em Brasília/DF. A AEB foi fundada em 10 de fevereiro de 1994 e como órgão central do Sistema Nacional de Atividades Espaciais (SINDAE), é responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Além do Diretor do INPE estiveram presentes no evento o Presidente da AEB, Marco Antonio Chamon; a Ministra de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros e o Diretor de Negócios dos Correios, Sandro Alexandre Almeida, entre outras autoridades e colaboradores da AEB.
Neste evento a AEB homenageou pessoas que por sua atuação direta, contribuíram de forma significativa ao desenvolvimento das atividades espaciais brasileiras. Esta homenagem foi instituída na AEB no ano de 2021. Três inpeanos foram homenageados:
Acácio Cunha Neto: Técnico Operacional do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE. Com formação acadêmica em Física, possui especialização em Controle e Rastreio de Satélite e especialização em Sensoriamento Remoto. Atualmente trabalha no Observatório Espacial de São Luís/INPE e teve a honra de ser o primeiro a rastrear o primeiro satélite brasileiro de coleta de dados desenvolvido nacionalmente, SCD-1, lançado em 1993 e em operação até hoje.
Carlos Eduardo Santana: Ex-funcionário do INPE, AEB e Visiona. Foi Coordenador-Geral de Engenharia e Tecnologia Espacial do INPE; Engenheiro Eletrônico pela PUC/RJ, Mestre em Telecomunicações pelo INPE e PhD em Eletrofísica pela Universidade de Nova Iorque. Exerceu o cargo de Diretor de Projetos Espaciais da AEB, no período de janeiro de 2002 a maio de 2003. Liderou o desenvolvimento do SCD-1, primeiro satélite de coleta de dados brasileiro, e de outros sistemas espaciais desenvolvidos no INPE
Petrônio Noronha de Souza: Graduou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas, mestre em Mecânica Orbital pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e doutor pela Universidade de Cranfield. Fundador e primeiro presidente da Associação Aeroespacial Brasileira. Ocupou, de 2008 a 2012, a chefia do Laboratório de Integração e Testes (LIT) do INPE, laboratório responsável pela montagem, integração e testes de satélites desenvolvidos no país. Ocupou, de 2012 a janeiro/2019, o cargo de Diretor de Política Espacial e Investimentos Estratégicos da AEB. Foi Gerente do Programa Brasileiro para a Estação Espacial Internacional. Atualmente desenvolve atividades na Coordenação de Planejamento, Orçamento e Avaliação do INPE.
Créditos: Agência Espacial Brasileira (AEB)
Serviço de Comunicação Social (SECOM)